Emendas: portaria com acordo será publicada nesta 3ª, diz secretário

O principal auxiliar do ministro Fernando Haddad, o secretário-executivo Dario Durigan, disse nesta terça-feira (10/12) que a portaria que estabelece novas regras para as emendas parlamentares será publicada ainda hoje.

“Ontem [segunda-feira, 9/12] a equipe jurídica do governo passou analisando a decisão do Supremo e comunicando tanto aos deputados e senadores quanto às áreas operacionais do governo para dizer qual era a interpretação possível para quem faz a operação dos sistemas do Tesouro, da SOF [Secretaria de Orçamento Federal]”, disse ele em reuniã0-almoço da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE).

Ele disse que a questão agora é apenas de timing. “O timing está apertado, nós estamos correndo com definições no mesmo dia”, salientou.

Segundo ele, além da portaria, deverá ser publicado um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU). Ambos estão previstos para saírem ainda nesta terça. Questionado se os atos serão suficientes para distensionar a relação do governo com o Congresso, ele respondeu: “Acho que sim, eu espero que sim. A forma como a gente tem tratado é sempre com muita transparência”.

Ele ainda defendeu que as despesas em geral terão que crescer dentro do patamar estipulado pelo arcabouço fiscal, de 0,6% a 2,5%, para garantir que o crescimento das despesas obrigatórias fique sustentável ao longo dos próximos anos.

Mudanças no BPC

Durigan lembrou que fez uma reunião com a bancada do PT, partido do presidente Lula, para ouvir as preocupações dos parlamentares em torno das mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. O item estaria travando a votação do pacote de revisão de gastos proposto pela equipe econômica dentro da esquerda.

“Veja, ontem eu tive uma conversa com a bancada do PT em que a gente ouviu as preocupações do BPC, mas ao mesmo tempo a gente ouviu ali um bom consenso de que é o momento de fazer esses ajustes, de votar essas medidas. Agora, a preocupação é legítima, a gente fez um debate dentro do governo envolvendo uma série de ministérios, de atores políticos, e a gente chegou num consenso.”

Deputados cobram mudanças no PL do BPC. Governo sinaliza diálogo

O secretário disse que talvez seja possível fazer “um ajuste ou outro menor” para destravar a votação. Segundo ele, serão “ajustes menores”, que podem preservar do ponto de vista conceitual e da lógica do BPC sem perda de impacto fiscal. “Então, preservando impacto fiscal e corrigindo eventualmente algum conceito ou alguma imprecisão que tenha incomodado não só a bancada do PT, mas outras bancadas também”, resumiu.



Fonte: Metrópoles

Piastri pode igualar recorde histórico de Senna na McLaren. Entenda

Oscar Piastri tem a chance de entrar para a história da McLaren no GP do Azerbaijão de Fórmula 1, que será realizado no próximo...

Jogos da Juventude 2025: vôlei de praia chega às semifinais

O Metrópoles transmite no YouTube, ao vivo e com imagens, mais um dia de provas nos Jogos da Juventude 2025, na tarde desta quinta-feira...

Corinthians homenageia Renato Augusto em despedida: “Obrigado, Rei”

O Corinthians homenageou Renato Augusto nas redes sociais nesta quinta-feira (18/9). O jogador, que está se despedindo dos gramados, é um dos ídolos recentes...