Empresa de Bill Gates doa US$40 mi para testes de tecnologia de captura de carbono do ar

A Breakthrough Energy, de Bill Gates, está concedendo um subsídio de 40 milhões de dólares a uma startup que tem o objetivo de criar um campo de testes canadense para sistemas que sugam o carbono diretamente do ar, em um esforço para acelerar o lançamento da tecnologia, disseram as empresas nesta quarta-feira (18).

Cientistas da ONU afirmam que o mundo precisa remover da atmosfera bilhões de toneladas de CO2 emitidas a cada ano, além de reduzir as emissões atuais, e empresas de todo o mundo estão tentando encontrar maneiras de responder a isso.

A captura direta de ar, ou DAC (Direct Air Capture), é vista como uma forma de sugar grandes quantidades de dióxido de carbono, mas a tecnologia até agora tem consumido muita energia, é cara e demora a atingir a escala necessária.

Para ajudar a acelerar os esforços de desenvolvimento, a startup Deep Sky disse que está criando o campo de testes “Alpha” DAC em Alberta, que inicialmente terá espaço para oito empresas experimentarem suas tecnologias e ajustá-las no caminho para o desenvolvimento de usinas de captura em escala comercial.

A primeira começará a remover carbono no próximo ano, segundo a empresa.

A Deep Sky também ajudará a testar como o DAC funciona no clima frio do Canadá, que é um grande produtor de petróleo e, na semana passada, aumentou meta de reduzir emissões de gases de efeito estufa em até 50% até 2035.

A Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates, investe e financia startups voltadas para o clima. A unidade Catalyst concentra-se em empresas em estágio inicial e foi a responsável pela concessão de recursos ao Deep Sky.

“A missão geral da Catalyst é levar essas tecnologias à lucratividade”, disse o diretor da Breakthrough Energy Catalyst, Mario Fernandez, acrescentando que o DAC atualmente é “muito desafiador”.

O presidente-executivo da Deep Sky, Damien Steel, disse que a empresa está começando a desenvolver usinas de captura direta de ar em escala comercial no Canadá e pretende usar o campo de testes da Alpha para encontrar uma nova tecnologia eficiente a ser usada.

O desenvolvimento começou antes de a Deep Sky ter escolhido a tecnologia para o projeto, o que aumenta a velocidade, mas também traz riscos.

Steel disse que a Deep Sky estava executando várias etapas de desenvolvimento em paralelo que normalmente seriam feitas sequencialmente.

“A razão pela qual elas são feitas em uma ordem sequencial é porque ninguém quer assumir nenhum risco”, disse ele. “Não temos tempo para isso.”

As primeiras sete das oito empresas do DAC são Airhive, Mission Zero, Skyrenu, Skytree, NEG8 Carbon, Greenlyte e Phlair.

Pagamentos de boleto poderão ser feitos via Pix, diz BC

Este conteúdo foi originalmente publicado em Empresa de Bill Gates doa US$40 mi para testes de tecnologia de captura de carbono do ar no site CNN Brasil.

Jogadora denuncia machismo, é ignorada e desabafa após partida

Ao final da partida entre Red Bull Bragantino e São Paulo, pelo Paulistão Feminino, a jogadora do time de Bragança, Stella Terra, acusou o...

Trump diz que planeja marcar reunião com Putin para discutir guerra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (16) que planeja se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, “assim que pudermos...

Quais foram as novelas mais reprisadas na TV Globo?

Uma das novelas mais famosas da TV Globo, “A Viagem” está de volta ao Vale a Pena Ver de Novo. Essa é a terceira...