Empresário, campeão de votos será 1º secretário da Câmara se estatuto do progressistas for respeitado; entenda

O empresário Bruno Moraes (PP), campeão de votos em Rio Branco, deve ser o primeiro-secretário da Câmara Municipal de Rio Branco, o cargo de maior relevância do parlamento após o de presidente.

Moraes é o único entre os seis parlamentares do PP com registro em ata interessado em compor esse cargo na nova mesa-diretora para o próximo biênio. A reportagem apurou que três vereadores votariam internamente com Bruno Moraes. A votação só não ocorrerá se houver interferências externas que “atropelem” o estatuto do PP.

Um importante membro da executiva progressista informou há pouco que qualquer outro postulante ao cargo, diz o estatuto, deveria ter registrado seu interesse 30 dias antes da eleição, que ocorrerá no dia 1 de janeiro.

O PP renunciou ao direito de concorrer à Presidência do Legislativo para apoiar o candidato predileto do prefeito, Joabe Lira. Um acordo entre com os partidos sinaliza que o PP fica com a 1ª Secretaria, setor que ordena despesas e gerencia receitas.

Moraes também teria apoio dos três parlamentares do União Brasil na hora da eleição da nova mesa, em voto casado com Joabe Lira.

“É claro que se houver consenso, esta configuração pode mudar. Mas o nosso estatuto é claro. Vence quem tiver a maioria de votos”, explicou a fonte do PP ouvida pela reportagem.

O vereador reeleito Samir Bestene chegou a ser cotado para ocupar o cargo. Porém, a família Bestene, que tem Alysson como vice-prefeito eleito, deve ter participação alternativa na gestão Bocalom. Esse acordo ainda não está definido.

Bruno Moraes foi o mais votado nas eleições municipais de 2024 na capital acreana com 5.898 votos.