Escritório de Direitos Humanos da ONU retoma parcialmente atividades na Venezuela

O órgão de vigilância dos Direitos Humanos da Organização da ONU retomou parcialmente as atividades na Venezuela, segundo o chefe do escritório nesta segunda-feira (9).

A agência foi forçada a deixar o país há quase 10 meses, após o que o governo descreveu como uma “revisão de atividades”.

O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, fez o anúncio em uma coletiva de imprensa em Genebra.

“Conseguimos retomar parcialmente as nossas atividades”, informou, sem mais detalhes. Ele acrescentou que espera eventualmente retomar as visitas às prisões e o monitoramento dos julgamentos, mas não deu um cronograma.

Quando o gabinete estava em funcionamento normal, incluía uma equipe de aproximadamente uma dúzia de integrantes estrangeiros que trabalhavam para assegurar que o governo do presidente Nicolás Maduro siga os Direitos Humanos.

Maduro foi proclamado vencedor das eleições presidenciais de julho na Venezuela, mas a oposição divulgou milhares de cópias de comprovantes de votação e alega vitória para o candidato Edmundo González Urrutia, que fugiu para a Espanha.

Eleição na Venezuela teve urna eletrônica e voto impresso; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Escritório de Direitos Humanos da ONU retoma parcialmente atividades na Venezuela no site CNN Brasil.

Zé Felipe expõe verdade sobre relação entre Virginia e Ana Castela

Zé Felipe quebrou o silêncio sobre as comparações entre Virginia Fonseca e Ana Castela. Desde o anúncio do divórcio entre o cantor e a...

Com show de Von Haydin, Brasília Basquete derrota Unifacisa pelo NBB

O Brasília Basquete mantém a boa fase na temporada 2025/26 do NBB. Em duelo equilibrado, a equipe do Distrito Federal venceu a Unifacisa por...

Novo capítulo: Piqué e Shakira fazem as pazes após término conturbado

Após a separação conturbada, com direito a indiretas, música (Music Sessions Vol. 53) e traição, Shakira e Gerard Piqué fizeram as pazes e voltaram...