Estados devem ter autonomia para aumentar penas? Assista a “O Grande Debate”

O advogado Vitor Marques e o ex-deputado federal e empresário Alexis Fonteyne discutiram, nesta sexta-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h) se os estados devem ter autonomia ou não para aumentar penas criminais.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na última quinta-feira (5) um projeto de lei complementar que permite a questão. Hoje, a competência é do governo federal. A medida ainda precisa ser analisada em plenário.

A proposta aprovada vai na contramão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, que dá à União mais competência para tratar da área. De iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o texto deve ser entregue ao Congresso apenas em 2025, após as eleições no Legislativo.

Para Fonteyne, o que está acontecendo é uma discussão ideológica que acaba contaminando o debate. Mas, o projeto de lei da CCJ é inconstitucional, em sua visão.

“Uma vez que a competência de legislar sobre assuntos legais e criminais é apenas da União. O estado não poderia começar a legislar sobre esse assunto”, disse Fonteyne.

Já para Marques, a questão também é inconstitucional.

“Essa é uma discussão que se dá em âmbito nacional e isso está vinculado à história do Brasil. Diferente dos Estados Unidos que têm uma história em que tinha os estados autônomos e independentes e se juntaram, o Brasil nunca foi uma cisão, sempre foi um país central”, disse Marques.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Estados devem ter autonomia para aumentar penas? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Morre Silvio Pozatto, ator de Pantanal e Roque Santeiro, aos 69 anos

Silvio Pozatto, ator conhecido por seu trabalho em novelas como Pantanal (1990) e Roque Santeiro (1985), morreu na tarde desta segunda-feira (30/6), aos 69...

Gigante europeu dispensa sete jogadores via WhatsApp. Veja nomes

Vice-campeão do Campeonato Holandês, o Ajax pretende fazer uma reformulação no elenco. Para isso, o clube decidiu dispensar sete jogadores e escolheu um meio...

Warriors exerce opção contratual e Gui Santos segue na NBA

O Golden State Warriors exerceu a opção contratual e contará com Gui Santos para a próxima temporada da NBA. Com o anúncio, o brasileiro...