O mercado brasileiro de SUVs deve receber, em 2025, o GWM Tank 300, um modelo robusto e com foco em off-road, fabricado pela Great Wall Motors (GWM). O produto é a nova aposta da marca chinesa após se estabelecer com a família de SUVs Haval e o hatch elétrico Ora 03. Também para 2025, a GWM espera iniciar a produção de carros em Iracemápolis (SP).
Na planta, que já pertenceu à Mercedes-Benz, a GWM já confirmou a produção o Haval H6, o modelo mais vendido da marca no Brasil. Além disso, a empresa confirmou que vai produzir dois outros produtos, um SUV e uma picape. O primeiro, pode ser esse que você conhece nesta matéria, o Tank 300.
O veículo, que se posiciona como concorrente de modelos como o Jeep Wrangler, promete combinar estilo clássico e capacidades técnicas voltadas para terrenos difíceis. Essa unidade foi avistada numa concessionária da GWM em Belo Horizonte e trata-se de pré-série; ainda não reflete integralmente as especificações da versão que chegará ao país.
Motorização e dimensões
O modelo destinado ao mercado brasileiro será híbrido, alinhando-se à estratégia de eletrificação da marca, que já inclui veículos da linha Haval. A expectativa é de que o SUV venha equipado com um motor 2.0 turbo combinado a um sistema híbrido plug-in, alcançando uma potência estimada em 350 cavalos e torque próximo de 650 Nm.
Quanto às dimensões, o Tank 300 tem 4,76 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 1,90 metros de altura, com entre-eixos de 2,75 metros. O modelo é projetado para cinco ocupantes e possui capacidade de reboque de até 2.500 kg, reforçando sua vocação para usos mais exigentes. O porta-malas tem capacidade de 420 litros, valor adequado para a categoria, embora modesto se comparado a SUVs maiores.
Desempenho off-road
As credenciais off-road são destaque no Tank 300. O SUV possui estrutura em chassi, três diferenciais com bloqueio e ângulos generosos para enfrentar terrenos acidentados: 33 graus de entrada e de saída, além de altura do solo estimada entre 30 e 40 cm. A suspensão é independente na dianteira, com sistema duplo A, e multilink na traseira. As rodas, calçadas com pneus 265/65 R17, podem ser ajustadas para modelos mais robustos na versão final.
Design e interior
Com estilo que lembra modelos clássicos como o Wrangler e elementos visuais inspirados em veículos da Mercedes-Benz, o Tank 300 combina design quadrado e robusto com toques modernos, como lanternas em LED. Por dentro, o SUV oferece bancos revestidos em couro Nappa, ajustes elétricos para motorista e passageiro, luz ambiente personalizável e acabamento premium. O painel conta com duas telas de 12,3 polegadas para o cluster digital e o sistema multimídia, que inclui câmeras de 360° e funções de conectividade como Android Auto e Apple CarPlay.
Segurança e outros equipamentos
Entre os itens de segurança, o Tank 300 oferece airbags laterais integrados às portas dianteiras e traseiras, cintos de segurança com dupla pretensão e assistentes para manobras off-road, como câmeras sobre as rodas. O teto solar e o console central elevado completam o pacote de comodidade e sofisticação do modelo.
Previsão e mercado
Embora os preços ainda não tenham sido confirmados, a expectativa é que o Tank 300 seja posicionado entre R$ 350 mil e R$ 400 mil, tornando-se uma opção competitiva frente a rivais importados. Além de seu desempenho e estilo, o modelo deve atrair consumidores que buscam um SUV com capacidade para aventuras fora de estrada e boa oferta de equipamentos.
Brabus Big Boy 1200: o motorhome do tamanho de um apartamento
Este conteúdo foi originalmente publicado em GWM Tank 300: conheça SUV raiz que chega ao Brasil em 2025 no site CNN Brasil.