Honda e Nissan planejam fusão para criar gigante japonesa contra chineses

Honda e Nissan avaliam, de acordo com publicação local, uma fusão a fim de garantir sobrevivência. A união entre as duas companhias garantiria competitividade em um mercado cada vez mais desafiador, muito em decorrência das rivais chinesas.

A informação é do periódico japonês Nikkei. Honda e Nissan vêm, bom frisar, estreitando laços recentemente – principalmente na seara de veículos elétricos. Tanto é que em agostoas fabricantes se juntaram à Mitsubishi com o objetivo de fomentar parceria para trabalhar em softwares de gerenciamento e inteligência artificial e também na produção de componentes como baterias, motores e inversores.

Além de terem maior força para enfrentar a “ameaça” das montadoras chinesas, como GAC e BYD, a fusão de Honda e Nissan também teria condições, segundo interlocutores, de enfrentar a Tesla. Desse modo, a criação de uma gigante japonesa seria capaz de encarar guerras de preços e outras estratégias adotas por Elon Musk e pelas rivais asiáticas.

Ademais, uma provável fusão entre Honda e Nissan faria sentido sob outro prisma. A Renault diminui cada vez mais sua participação na última e estaria aberta a vender seu share para a primeira. Tal reestruturação, segundo fonte próxima, seria “positiva” para a companhia francesa.

Procuradas pela agência Reuters, Honda e Nissan negaram quaisquer planos de fusão. Curioso é que as declarações emitidas foram idênticas.

“Conforme anunciado em março deste ano, Honda e Nissan estão explorando diversas possibilidades de colaboração futura, aproveitando os pontos fortes uma da outra”, disseram as montadoras à Reuters. As empresas acrescentaram ainda que as partes interessadas ficarão sabendo de “novidades” em “momento apropriado”.

A Renault, evidentemente, uma das partes interessadas, também foi procurada pela Reuters. À agência, afirmou que não tem conhecimento da movimentação e, por isso, evitou comentários.

A Nikkei, contudo, afirma que as gigantes nipônicas pretendem assinar memorando de entendimento para a formatação de uma nova holding. A publicação, porém, não citou fontes.

Autoesporte

Mãe do menino Gui é detonada ao vincular filho com homenagem ao Bope

Gui Gandra, torcedor mirim e xodó do Vasco que também é conhecido como menino Gui, tornou-se um dos assuntos mais comentados da semana por...

Conmebol entra com pedido de punição e Plata pode não disputar final

A Conmebol irá entrar com um pedido de medida disciplinar contra Gonzalo Plata, do Flamengo. O jogador foi expulso aos 10 minutos do segundo...

Metrópoles Esportes transmite Coliseu Extreme Fight em Arapiraca (AL)

Os amantes do MMA terão mais um grande evento no cardápio do Metrópoles Esportes. O Coliseu Extreme Fight, que volta a ser disputado depois...