O influenciador Tiago Toguro, 34 anos, deixou o hospital nesta sexta-feira (27), após passar dois dias internado na UTI para tratar uma infecção no testículo direito. O influenciador foi hospitalizado na madrugada de Natal e agora continuará o tratamento em casa.
Em um vídeo publicado no Instagram, Toguro celebrou a recuperação e refletiu sobre a experiência. “Depois de dois dias internado, recebi alta para fazer o tratamento de casa. Valoriza sua saúde, valoriza sua liberdade, valoriza as coisas simples”, declarou.
Embora se comprometeu a seguir o tratamento prescrito pelos médicos por mais dez dias e aproveitou para reforçar a importância de cuidar da saúde.
“Fiquei dois dias internado e não conseguia ver as coisas lá fora, não conseguia ver as coisas materiais, pensei o quão valiosa é a minha saúde, a minha liberdade”, concluiu
O que pode causar uma infecção nos testículos?
As infecções nos testículos podem ocorrer por diferentes motivos, como infecções bacterianas, virais, traumas ou procedimentos médicos.
Uma das infecções nos testículos mais comuns é a epididimite, que afeta o epidídimo – canal onde os espermatozoides ficam armazenados. De acordo com o Manual MSD, a epididimite geralmente é causada por infecções bacterianas.
Na maioria das vezes, essas infecções são consequência de cirurgias devido ao uso de cateter na bexiga ou estão associadas a infecções sexualmente transmissíveis.
Sintomas de infecção nos testículos
- Dor aguda ou latejante no testículo ou virilha;
- Sensibilidade e inchaço no escroto;
- Alterações na cor e textura da pele da região afetada;
- Mal-estar geral, calafrios e desconforto ao urinar.
Diagnóstico
A avaliação médica é fundamental e inclui exames de urina e sangue. Em casos urgentes, segundo o manual MSD, pode ser necessário realizar uma ultrassonografia com Doppler para analisar o fluxo sanguíneo nos testículos e descartar torção testicular, que exige intervenção imediata.
Tratamento
O tratamento para infecções nos testículos varia conforme a gravidade e a causa, mas geralmente inclui o uso de antibióticos para combater infecções bacterianas. O tipo de medicamento e a duração do tratamento são definidos após uma avaliação médica, que pode envolver exames físicos e laboratoriais.
Nos casos mais graves, pode ser necessário internação. Além dos antibióticos, o cuidado inclui repouso, aplicação de gelo na região para aliviar o inchaço e a dor e elevação do escroto para ajudar a reduzir o desconforto.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles