Insônia: dormir mal pode engordar? Entenda motivo

Se você está ganhando peso sem entender o motivo, a insônia pode ser uma das causas. Estudos epidemiológicos associam noites mal dormidas ao aumento do risco de obesidade.

Pesquisas indicam que a privação de sono está relacionada a alterações hormonais que afetam o apetite: ela eleva os níveis de grelina (hormônio que estimula a fome) e reduz os de leptina (hormônio que promove a saciedade). Essas mudanças podem levar a um maior consumo calórico, favorecendo o ganho de peso.

O sono desempenha um papel essencial na saúde. Recentemente, cientistas reforçaram que a duração do sono está diretamente ligada ao índice de massa corporal (IMC). Em termos simples, quanto menos você dorme, maior o risco de engordar. Para manter um peso saudável, é fundamental dormir de 7 a 8 horas por noite.

Segundo o médico nutrólogo Ronan Araujo, a privação de sono prejudica a queima de gordura e desregula os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o desequilíbrio hormonal causado pelo sono insuficiente aumenta o desejo por alimentos calóricos e ultraprocessados.

O cansaço crônico resultante também impacta negativamente o humor, a produtividade e a qualidade de vida. Priorizar uma boa noite de sono é, portanto, um passo essencial para a saúde física e mental.

Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Comediante Pete Davidson anuncia que será pai pela primeira vez com Elsie Hewitt

O comediante Pete Davidson está prestes a viver um novo capítulo na vida pessoal: ele será pai. A notícia da primeira gravidez da namorada,...

Padre Omar deixa UTI de hospital no Rio e segue sem previsão de alta

O reitor do santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, padre Omar, segue internado em recuperação em um hospital no bairro carioca de...

Gastos com alimentação podem aumentar em até 25% no inverno, diz estudo

O preço dos alimentos foi um dos grandes vilões do orçamento doméstico nos últimos meses. Seja por questões globais ou problemas na safra, o...