Lendário: Botafogo encerra 2024 com melhor ano da sua história

O ano de 2024 chega ao fim e ficará marcado para sempre na história e no coração de qualquer botafoguense. Entre o título inédito da Libertadores e o fim de um jejum de 29 anos no Brasileirão, o Botafogo fechou 2024 como o melhor ano da sua história e com uma base fundamental para continuar a seguir no caminho das vitórias.

O Glorioso fechou o ano com 75 jogos no currículo e um total de 43 vitórias, 19 empates e 13 vitórias. Com 123 gols marcados e apenas 65 sofridos, o time de Artur Jorge fez a melhor campanha da história do clube e termina 2024 como a melhor equipe do Brasil.

Campanha histórica

Pela Glória Eterna, o Botafogo saiu da Pré-Libertadores para o título de campeão da América em 2024. O Fogão se tornou apenas o 2º time a conquistar a competição continental da América do Sul após passar pela fase de playoffs.

O caminho do Glorioso em busca da Glória Eterna começou na 2ª fase da Pré-Libertadores, contra o Aurora, da Bolívia. Os clubes empataram em 1 x 1 na ida e, na volta, no Nilton Santos, o Glorioso goleou por 6 x 0. Na 3ª fase da Pré-Libertadores, o Botafogo passou pelo Red Bull Bragantino, pelo placar de 3 x 2 no agregado.

Na fase de grupos, o time de Artur Jorge teve um começo turbulento, com derrotas para Junior Barranquilla e LDU, mas conseguiu se recuperar e ficou na segunda posição, com 10 pontos. A partir das oitavas, já em grande fase, o Botafogo passou por Palmeiras, São Paulo e River Plate, respectivamente, até a grande decisão contra o Atlético-MG.

Brasileirão de reviravoltas

Após perder a liderança para o Palmeiras na 35ª rodada do campeonato, revivendo o fantasma do Brasileirão de 2023, o Glorioso superou o trauma, bateu o Verdão em casa e sacramentou a liderança do torneio. Apesar do drama, o Glorioso fez campanha histórica e inquestionável para conquistar o título após 29 anos sem levantar a taça de campeão brasileiro.

No Brasileirão, o Glorioso teve 23 vitórias, 10 empates e apenas cinco derrotas. A equipe de Artur Jorge termina o ano como o campeão com a maior sequência invicta do Brasileirão por pontos corridos, após 16 partidas sem conhecer uma derrota.



Fonte: Metrópoles

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da...

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, neste domingo (17), um alerta de vendaval que pode atingir cerca de sete estados do Brasil. Um...

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho

O tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, pode gerar um volume de 30 mil...