Lula deve concorrer à reeleição em 2026? Assista a “O Grande Debate”

Os comentaristas da CNN Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta sexta-feira (13), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h) se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve concorrer à reeleição em 2026.

Um levantamento da Quaest divulgado na última quinta-feira (12) diz que 52% dos brasileiros são contrários à reeleição de Lula. Os favoráveis são 45% e os que não sabem ou não responderam, 3%.

Outra pesquisa da Quaest também mostra que Lula e Fernando Haddad, ministro da Fazenda, venceriam, em um eventual segundo turno, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o empresário Pablo Marçal (PRTB).

Para Coppolla, o PT tem um problema em concorrer sem Lula, já que seus possíveis concorrentes têm uma rejeição menor que Haddad — seu possível substituto –, de acordo com o levantamento.

“A questão aqui, é um grande desafio para o lulopetismo, ao meu ver, porque o pós-Lula é o maior pesadelo para o PT. Porque embora a figura de Lula asfixie o PT, sem o Lula, o PT morre sufocado”, disse Coppolla.

Já Cardozo acredita que a pesquisa mostra algo “muito significativo” ao mostrar a possível vitória do presidente.

“Eleição é decidida na hora da urna, e não antes”, argumentou Cardozo. “Amanhã Lula pode cair, como pode subir”, finalizou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula deve concorrer à reeleição em 2026? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.

Copa do Brasil: relembre como foi a campanha do Vasco até a semifinal

O Vasco é um dos semifinalistas da Copa do Brasil. A equipe começou o torneio na primeira fase e se mantém sem nenhuma derrota...

Homem que abandonou carrinho com corpo de mulher dentro é preso em SP

Erick Pereira dos Santos, conhecido como “cicatriz”, foi preso pela PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) na manhã desta quarta-feira (10), na...

María Corina irá para a Noruega apesar de não conseguir receber prêmio

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, irá para Oslo, capital da Noruega, informou...