Maioria do parlamento sul-coreano aprova impeachment do presidente interino

A maioria do parlamento da Coreia do Sul votou nesta sexta-feira (27) a favor do impeachment do presidente interino, Han Duck-soo.

O primeiro-ministro Han tem sido presidente interino desde que o presidente Yoon Suk Yeol sofreu impeachment neste mês após imposição da lei marcial em 3 de dezembro e a suspensão dos seus poderes presidenciais.

Após o impeachment de Han, o ministro das Finanças Choi Sang-mok é o próximo na linha para assumir a presidência em exercício, de acordo com a lei sul-coreana.

Cerca de 192 dos 300 legisladores votaram para impedir Han no parlamento.

O principal partido da oposição, o Partido Democrático (DP), que controla o parlamento, decidiu impedi-lo depois de ele não ter nomeado imediatamente três juízes para preencher as vagas no Tribunal Constitucional.

O parlamento controlado pelo Partido Democrata apoiou três candidatos na quinta-feira (26), mas Han disse que não os nomearia formalmente a menos que houvesse um acordo bipartidário sobre as nomeações.

Houve desacordo entre os partidos no poder e na oposição e alguns estudiosos constitucionais sobre se uma maioria simples ou um voto de dois terços é necessário para o impeachment do presidente interino.

No entanto, o presidente do parlamento Woo Won-shik, que é do DP, disse que apenas uma maioria simples era necessária para aprovar a medida.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Maioria do parlamento sul-coreano aprova impeachment do presidente interino no site CNN Brasil.

Bilionários dos EUA minimizaram perdas ao venderem ações antes do tarifaço

Muitos dos líderes empresariais mais ricos dos EUA perderam milhões, se não bilhões, de dólares em patrimônio líquido desde o início do ano, à...

Juristas: Código Penal não tem regra específica para intimar internados

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado judicialmente, na quarta-feira (23), enquanto segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em...

STF retoma nesta sexta julgamento de mulher que escreveu em estátua

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta sexta-feira (25), o julgamento de Débora Rodrigues dos Santos, mulher que escreveu “Perdeu, mané” na estátua “A...