Masp abre exposição coletiva Histórias LGBTQIA+ nesta sexta; saiba mais

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) abre nesta sexta-feira (13) a exposição Histórias LGBTQIA+. A mostra coletiva, que ocupa três espaços expositivos e fica em cartaz até 13 de abril de 2025, encerra um conjunto de atividades da instituição dedicadas à comunidade LGBT+ no ano de 2024.

A mostra reúne mais de 150 obras de arte e centenas de documentos nacionais e internacionais que mostram a multiplicidade da produção e das narrativas LGBT+, especialmente após a crise de HIV/AIDS iniciada nos anos 1980.

 

A mostra é organizada em oito núcleos:

  1. Amor e desejo;
  2. Ícones e musas;
  3. Espaços e territórios;
  4. Ecossexualidades e fantasias transcendentais;
  5. Sagrado e profano;
  6. Abstrações;
  7. Arquivos; e
  8. Biblioteca Cuir.

A exposição coloca em debate os estereótipos e as contradições presentes na comunidade LGBT+. Uma das obras que compõem a mostra é a fotografia “Night Stage Raising Crew, Listening” (2006), de Angela Jimenez, que registra a montagem do palco do Michigan Womyn’s Music Festival.

Criado em 1976, o evento anual organizado por mulheres lésbicas feministas teve fim em 2015 devido às tensões causadas pela política de exclusão de mulheres trans.

A curadoria geral é de Adriano Pedrosa e Julia Bryan-Wilson, com colaboração de André Mesquita e assistência de Leandro Muniz e Teo Teotonio.

Em 2024, o Masp realizou uma série de atividades e programações dedicadas à história da comunidade LGBT+. Ao longo do ano, a programação incluiu as mostras de Francis Bacon, Mário de Andrade, Catherine Opie, Lia D Castro, Leonilson, Tourmaline, Ventura Profana, Manauara Clandestina, entre outros artistas.

SERVIÇO
Histórias LGBTQIA+
Onde: Masp, Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo
Quando: de 13 de dezembro a 13 de abril de 2025 – de terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: a partir de R$ 35 no site do Masp
às terças-feira, a entrada é gratuita para clientes do banco Nubank

Masp estreia três novas exposições sobre a diversidade LGBT+

Este conteúdo foi originalmente publicado em Masp abre exposição coletiva Histórias LGBTQIA+ nesta sexta; saiba mais no site CNN Brasil.

Não vai prestar! ex-vereador do PT treina mais de 250 famílias para ocupar terras “improdutivas” no Acre; VÍDEO

Rosildo Rodrigues de Freitas montou um acampamento de sem terras em sua propriedade, na altura do quilômetro 17 da Estrada do Pacífico, na região...

Lenda do UFC, Jon Jones responde provocação de Poatan: “Cuidado”

Após Alex Poatan definir Jon Jones como o ‘próximo’, o lendário lutador do UFC respondeu a provocação prontamente. Por meio das redes sociais, no último...

Chapa competitiva em São Paulo é decisiva para eleição nacional, diz Boulos

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou nesta segunda-feira (19) que ter uma chapa competitiva em São Paulo é “decisivo” para...