Júpiter estará em oposição ao Sol neste sábado (7), fazendo deste fim de semana o melhor momento para avistar o planeta no céu noturno neste ano.
O planeta costuma ser visível a olho nu em locais com boas condições de visibilidade do céu. Durante o período de oposição e com a ajuda de um telescópio, deve ser possível, inclusive, observar as manchas de sua atmosfera e algumas de suas luas.
Júpiter é o maior planeta de nosso Sistema Solar, com o volume aproximado de mil Terras, e é também o planeta mais antigo, tendo se formado a partir da poeira e dos gases resultantes da formação do Sol há 4,5 bilhões de anos.
A oposição ocorre quando a Terra fica entre o Sol e o planeta, formando uma linha reta, segundo o Observatório Nacional. A oposição de Júpiter costuma ocorrer a cada 13 meses, fazendo com que o planeta pareça maior e mais brilhante no céu noturno do que em qualquer outra época do ano.
Como observar Júpiter em oposição?
O planeta deve se tornar mais visível e brilhante após às 19h, acima da linha do horizonte na direção nordeste do céu. Júpiter estará visível próximo à constelação de Touro ao longo de toda a noite.
O corpo celeste costuma ser visível a olho nu, mas é recomendável usar um telescópio para tentar observar detalhes de sua atmosfera ou algumas de suas luas.
Confira alguns aplicativos de astronomia que podem ajudar a localizar e acompanhar o fenômeno astronômico no céu noturno.
Impacto de asteroide gigante mudou eixo de lua de Júpiter, diz estudo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Melhor momento para avistar Júpiter no céu ocorre neste fim de semana no site CNN Brasil.