Mercado vê governo mais preocupado com popularidade de Lula que equilíbrio fiscal, mostra Quaest

Do ponto de vista do mercado financeiro, o equilíbrio fiscal é a última prioridade do governo. A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4) mostra que 29% dos agentes econômicos acreditam que o governo se preocupa com a saúde das contas públicas.

Por outro lado, o levantamento avalia que a grande preocupação do Executivo é com a popularidade de Lula: 86%.

Em entrevista ao WW de segunda-feira (2), Creomar de Souza, cientista político e CEO da consultoria Dharma, avaliou que é este problema de o governo tentar agradar lados e manter sua imagem positiva que o leva a errar com a economia do país.

“Há grupos dentro do governo que acenam a ideia de que são necessários serem feitos alguns cortes. Há outros grupos no governo que acham que cortes são uma balela de alguma ala ideológica. Ao fim do dia, quando o ministro da Fazenda vai fazer um anúncio, ele tenta agradar os dois grupos”, apontou Souza.

“O grande dilema do Ministério da Fazenda é que ele não sabe a quem agradar. E, ao tentar agradar a todos, ele desagrada todos os grupos da matriz econômica brasileira”, conclui.

A pesquisa ouviu economistas de 105 fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

Como é uma consulta em público específico, população finita sem cálculo de amostragem, o levantamento não tem margem de erro estimada, nem índice de confiabilidade. Indicadores assim só são produzidos quando se tem uma amostragem pre-definida, o que não acontece este caso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mercado vê governo mais preocupado com popularidade de Lula que equilíbrio fiscal, mostra Quaest no site CNN Brasil.

CPMI para apurar fraudes ao INSS é instalada nesta semana

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) criada para investigar fraudes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será instalada nesta semana. A primeira sessão,...

Robinho terá recursos analisados pelo STF e STJ nesta semana

O caso do ex-jogador Robinho deve voltar a ser analisado pela Justiça brasileira nesta semana, com análises programadas em duas instâncias diferentes. Robinho foi condenado...

Família pede indenização de R$ 2,5 mi por morte de casal em parque no RS

A família de Natalino de Vargas Domeraski e Jane Beatriz da Silva Rodrigues Frohlich, ambos de 61 anos, pede à Justiça uma indenização por...