MotoGP volta ao Brasil após 20 anos com corrida em Goiânia em 2026

O Brasil voltará ao calendário da MotoGP em 2026. Foi celebrado, nesta quinta-feira (12/12), um acordo entre o governo de Goiás e a principal categoria do motociclismo para Grande Prêmio do Brasil aconteça no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, por cinco temporadas.

O evento, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na capital goiana, contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e da organização do evento em solo brasileiro.

Segundo Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport, organizadora do Grande Prêmio do Brasil de MotoGP, levar a categoria de volta ao estado de Goiás é de grande importância para o esporte a motor.

“É um momento que eu digo que a MotoGP está voltando pra casa, aqui no Brasil, onde tudo começou. É um momento de muita felicidade. A gente sabe a importância que esse evento tem para o estado em termos econômicos, de renda, de emprego e, acima de tudo, projetando a imagem de Goiás para o mundo inteiro”, disse Adler.

A capital goiana já sediou anteriormente o Grande Prêmio do Brasil de MotoGP, entre os anos de 1987 e 1989. São Paulo também já foi casa do evento em 1992. O último período da competição em solo brasileiro ocorreu entre 1995 e 2004, no Rio de Janeiro.

Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), sediar novamente a etapa brasileira da MotoGP será de grande valor para o estado, principalmente dos pontos de vista econômico e turístico. Caiado ainda brincou com o domínio espanhol na categoria nos últimos anos.

“É uma festa que disputa de igual para igual com a Fórmula 1 no mundo todo, e nós queremos aqui, ao invés de ser um espanhol campeão, que seja um brasileiro campeão aqui dessa vez. É importante que a gente possa mostrar que a paixão do brasileiro por moto é algo inimaginável. Milhares de brasileiros iam para a Argentina assistir. Agora eles todos vão vir para cá para poder ver esse grande prêmio que vai acontecer aqui em Goiânia”, afirmou Caiado.

Atualmente, a categoria não tem pilotos brasileiros no grid. No entanto, nomes como Jorge Martin, Francesco Bagnaia, além da presença da estrela Marc Márquez dão prestígio para a modalidade.



Fonte: Metrópoles

As gerações mais jovens precisam ser ouvidas, diz príncipe William

Em sua visita ao Rio de Janeiro, Príncipe William destacou a importância de dar voz às gerações mais jovens nas discussões sobre mudanças climáticas...

Dados da megaoperação enviados ao STF divergem dos divulgados pelo governo

As informações sobre a megaoperação policial entregues pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo...

Nova série de Ryan Murphy com Kim Kardashian recebe críticas devastadoras

“Tudo é Justo“, o novo drama de Ryan Murphy estrelado por Kim Kardashian, Niecy Nash e Naomi Watts, na Hulu, está gerando muito burburinho....