Mudança de comando na Câmara é boa para Lula? Assista a “O Grande Debate”

O comentarista da CNN José Eduardo Cardozo e o ex-deputado federal e empresário Alexis Fonteyne discutiram, nesta segunda-feira (30), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a mudança de comando da Câmara em fevereiro de 2025 será favorável para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O favorito para assumir a Casa no lugar do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), é o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem seu apoio.

Segundo apurou a CNN, Lula quer “a melhor relação possível” com o próximo presidente, e deve apoiar o candidato escolhido pela Câmara. Lira se reuniu com o chefe do Executivo na última quinta-feira (26). 

Para Cardozo, não é possível prever a relação futura entre os poderes.

“Não sabemos o que será o próximo período da Câmara dos Deputados com a presidência do deputado Hugo Mota, mas sabemos o que aconteceu neste período em que nós vivemos os dois primeiros anos do governo Lula”, disse Cardozo.

“Houve muita tensão entre o presidente Arthur Lira e o Executivo. Não vou chegar a dizer que chegou naquele ponto extremo como em determinado momento da história em que houve a relação de Eduardo Cunha e Dilma Rousseff”, prosseguiu.

Já Fonteyne acredita que a postura de Motta deve ser menos “agressiva” do que a de Lira no comando da Casa Legislativa, e que a aproximação do presidente da República pode gerar frutos.

“Lula faz corretamente esses acenos a Hugo Motta para poder distensionar a relação entre o Congresso e o Executivo”, disse o ex-deputado.

Fonteyne também chama a atenção para a próxima presidência do Senado, que deve ser ocupada por Davi Alcolumbre (União-AP), que pode vir a ser mais impositiva do que a atual, comandada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Davi Alcolumbre será o novo Arthur Lira do presidente Lula, mas agora vai ser no Senado e não na Câmara”, citou Fonteyne.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mudança de comando na Câmara é boa para Lula? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Eleição na Bolívia pode encerrar quase 20 anos de governos de esquerda

Mais de 7,5 milhões de bolivianos são esperados nas urnas neste domingo (17) para votar nas eleições presidenciais que podem tirar a esquerda do...

Atlético-MG x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Grêmio medem forças neste domingo (17), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. O confronto será realizado...

Chapecoense x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de consolidar sua posição no G-4, a Chapecoense recebe o Paysandu neste domingo (17), às 16h (de Brasília), em partida válida pela...