“Nosso discurso tem peso”, diz Tarcísio sobre ações da polícia

Em meio a casos de violência envolvendo a Polícia Militar de São Paulo nas últimas semanas, o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o “discurso” de autoridades tem importância nas ações das forças de segurança.

“Nosso discurso tem peso. E, às vezes, se a gente erra no discurso, a gente dá o direcionamento errado, e a gente traz consequências erradas. E isso é fácil de ser percebido hoje”, disse Tarcísio na noite desta sexta-feira (6) em evento sobre segurança pública promovido Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa, realizado na capital paulista.

Tarcísio fez a declaração em referência à fala da professora Joana Monteiro, coordenadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança da Fundação Getulio Vargas, que havia discursado antes.

Segundo a acadêmica, é importante “a mensagem de nossas lideranças políticas sobre o que é aceitável, o que não é aceitável” a respeito das polícias. Para Monteiro, o controle da polícia é algo muito necessário e que a corporação paulista seria uma das com mais controle. “O que a gente está vendo é a redução desse controle”, disse.

Ao falar sobre lideranças, ela fez menção a Tarcísio e a outros presentes no evento, como o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

“O que os senhores falam importa muito, absurdamente. A mensagem que vocês passam para as pessoas, para a tropa tem um efeito às vezes muito maior do que qualquer aparelho”, disse. “E a gente está num mundo muito brutalizado. Policial da ponta é talvez a pessoa que mais sofre com isso E discursos populistas de que se pode usar a força loucamente… quem mais sofre com isso é o policial na ponta. Porque ele vai cair. E quem vai ser responsabilizado criminalmente depois é ele. É a vida dele que vai acabar se isso acontecer”.

O que a gente tem visto é um processo de deslegitimação da polícia. Isso é muito grave. A gente não pode permitir. A gente precisa que o policial seja respeitado


Joana Monteiro

Para o governador, esse cenário descrito por Monteiro aponta a existência de “uma reflexão profunda que tem que ser feita de fato”.

A gente comete erros também. E os erros que a gente comete têm reflexo. E tem hora que a gente tem que parar para pensar, fazer uma reflexão e ver: onde é que estamos errando? Por que nós estamos errando? Onde que nós erramos com o discurso?


Tarcísio de Freitas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, também participaram do evento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Nosso discurso tem peso”, diz Tarcísio sobre ações da polícia no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Morte de Ney Latorraca faz Globo mudar programação

A TV Globo e os canais VIVA e GNT vão prestar homenagens em memória à carreira de Ney Latorraca. Nesta quinta-feira, 26 de dezembro,...

Gil do Vigor desce a lenha em ‘Mania de Você’ e revela ranço de personagem

Gilberto Nogueira, o popular Gil do Vigor, voltou a expressar insatisfação com os rumos da novela Mania de Você. Durante o programa “Mais Você”...

Após sufoco para entrar na sede da Record, Ticiane Pinheiro exibe novo cartão de acesso

A apresentadora Ticiane Pinheiro brincou mais uma vez com os seguidores ao mostrar nesta quinta-feira (26/12) o novo cartão de acesso para entrar na...