Operação desarticula esquema milionário de fraudes com criptomoedas no RJ

Uma operação desarticulou um esquema milionário de fraudes com criptomoedas, nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro.

Agentes do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prenderam um suspeito, alvo de um mandado de prisão, e cumpriram três ordens de busca e apreensão.

As investigações iniciaram para apurar a subtração de cerca de R$ 14,7 milhões por meio de uma sofisticada fraude cibernética. A vítima foi uma bolsa de valores com sede em Nova Iorque, que também atua no mercado brasileiro.

Segundo o MPRJ, o suspeito preso nesta quinta explorou uma vulnerabilidade no sistema da bolsa e realizou mais de 600 operações financeiras envolvendo criptoativos, em aproximadamente 10 horas.

A denúncia aponta que o acusado movimentou um valor de cerca de R$ 190 milhões, após um rastreamento em blockchains. Não foram apresentadas justificativas legais para o volume expressivo de negociações.

Os promotores responsáveis pelo inquérito destacaram que as técnicas avançadas de investigação e ferramentas de rastreamento permitiram identificar os crimes, assim como a movimentação milionária de ativos virtuais sem lastro comprovado.

Os investigadores ressaltaram a colaboração de diversas empresas de moedas virtuais, sediadas em diferentes países.

A operação desta quinta foi deflagrada pela 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro, em conjunto com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CSI/MPRJ) e a Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação desarticula esquema milionário de fraudes com criptomoedas no RJ no site CNN Brasil.

Roberto Azevêdo: Sentimento do empresariado sobre tarifaço é que não há caminho diplomático

O setor empresarial brasileiro demonstra crescente preocupação com o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e a aparente ausência de caminhos diplomáticos para...

Sanções a Moraes colocam Brasil em “encruzilhada”, alerta Alberto Pfeifer

A recente sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no âmbito da Lei Magnitsky,...

Menina de 12 anos luta para alimentar família na Faixa de Gaza

Yana Al-Skaifi, uma menina de 12 anos assumiu a responsabilidade de alimentar sua família em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza. No calor...