Oposição da Coreia do Sul apresenta projeto de lei para impeachment de presidente

Seis partidos de oposição da Coreia do Sul apresentaram um projeto de lei pedindo o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol, informou a Yonhap News Agency.

O projeto de lei foi apresentado à Assembleia Nacional, a legislatura do país, às 14h40, no horário local, informou a mídia.

Os seis partidos, incluindo a principal oposição, o Partido Democrata, decidiram propor em conjunto a moção de impeachment contra Yoon após uma reação generalizada em todo o espectro político sobre o decreto de lei marcial de curta duração.

O projeto de lei deve ser relatado à sessão plenária da Assembleia Nacional nesta quinta-feira (5), com votação marcada para sexta (6) ou sábado (7), de acordo com a Yonhap.

O que vem a seguir?

De acordo com a constituição sul-coreana, o impeachment precisa ser proposto pela maioria do parlamento — e aprovado por dois terços de todos os deputados.

A proposta então iria para o Tribunal Constitucional — um dos tribunais mais altos da Coreia do Sul, junto com a Suprema Corte. Pelo menos seis juízes devem concordar em prosseguir com o impeachment, conforme a constituição.

O presidente ficaria suspenso de exercer seu poder durante o processo até que o impeachment fosse julgado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oposição da Coreia do Sul apresenta projeto de lei para impeachment de presidente no site CNN Brasil.

Manchester United vence Liverpool em Anfield e quebra tabu; confira

O Manchester United quebrou um longo e incômodo jejum neste domingo (19/10) ao bater o arquirrival Liverpool por 2 x 1 em pleno Anfield,...

Flamengo e Palmeiras fazem “final antecipada”. Saiba onde assistir

O Flamengo recebe o Palmeiras neste domingo (19/10), às 16h, no Maracanã, em duelo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto é...

Confira resultados dos jogos de estreia da temporada do NBB

A temporada 25-26 do Novo Basquete Brasil (NBB) começou nesse sábado (18/10) com cinco partidas. O torneio conta com a participação de novas equipes...