Ouro amazônico: conheça fruta que tem mais vitamina C do que a laranja

Originário das margens dos rios amazônicos, o camu-camu é um fruto avermelhado que é uma fonte poderosa de vitamina C. Enquanto uma laranja possui 47,3 mg deste nutriente a cada 100 gramas, o camu-camu chega a ter 1,7 mil mg de vitamina C, um pouco mais até do que a acerola, que chega a 1,6 mil.

“A vitamina C é crucial para a manutenção de um sistema imunológico saudável, apoiando tanto as funções celulares do sistema imunológico inato quanto do adaptativo. A deficiência dessa vitamina pode comprometer a imunidade, aumentando a suscetibilidade a gripes, resfriados e outras infecções”, resume a nutricionista Adriana Stavro, de São Paulo.

Camu-camu
O camu-camu é uma das frutas mais ricas em vitamina C

Vitamina C ajuda a pele

A vitamina C melhora a imunidade e ajuda na produção de colágeno, uma proteína que mantém a elasticidade e firmeza da pele.

A vitamina C também é um antioxidante poderoso, o que ajuda a manter a saúde da pele. “Ela combate a pigmentação e sinais de envelhecimento precoce ao proteger a pele dos efeitos dos radicais livres e da radiação solar”, indica a dermatologista Mayla Carbone, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O camu-camu apresenta também quantidade significativa de polifenois, carotenoides e minerais, compostos com efeito antidiabético, cardioprotetores e antioxidantes.

Apesar dos benefícios, o camu-camu tem um gosto intensamente cítrico e azedo. Por isso, poucas vezes ele é consumido in natura, sendo usado principalmente no preparo de sucos e sobremesas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Bêbado, diretor geral de Polícia do AC cai na Álcool Zero, xinga PM e nega bafômetro; SW4 do governo é apreendida com 40 mil...

O diretor-geral de Polícia Civil do Acre, delegado Henrique Maciel, foi flagrado dirigindo embriagado, na tarde deste domingo. Ele conduzia uma SW4 acautelada pela...

Boxeadora argelina recorre ao CAS contra decisão de testes genéticos

A boxeadora argelina Imane Khelif, campeã olímpica em Paris 2024, entrou com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS) contra a decisão da World...

Como mulheres podem envelhecer com poder e saúde? Especialista dá dicas

Quando se trata do discurso sobre longevidade, os cientistas homens estão majoritariamente liderando o caminho. É o que afirma a especialista em longevidade Vonda...