Pedido de impeachment do presidente da Coreia do Sul é aprovado

O pedido de impeachment do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, acaba de ser aprovado.

A votação, que estava prevista para às 4 da manhã deste sábado (14), no horário de Brasília, foi decidida com 204 votos favoráveis e 96 contrários.

Para ser aprovado, o pedido precisava de pelo menos dois terços dos votos, o equivalente a 200 cadeiras parlamentares.

Com o impeachment aprovado, o presidente será afastado do exercício de seus poderes e quem assume de forma interina é o primeiro-ministro, Han Duck-Soo.

Agora, o processo será enviado para o Tribunal Constitucional, que tem até seis meses para decidir se destitui o presidente do cargo ou o reintegra.

Se a corte optar por remover Yoon do cargo, ou em caso de renúncia do presidente, uma nova eleição presidencial vai acontecer 60 dias após a decisão.

 

*em atualização

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pedido de impeachment do presidente da Coreia do Sul é aprovado no site CNN Brasil.

Diretor de futebol do Palmeiras responde Filipe Luís e José Boto; veja

Em um dos jogos mais aguardados da temporada, o Flamengo venceu o Palmeiras por 3 x 2 pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro neste...

Mirassol marca gol relâmpago, vence São Paulo e se isola no G-4

O Mirassol venceu o São Paulo por 3 x 0 neste domingo (19/10), no Estádio Campos Maia, em duelo válido pela 29ª rodada do...

Com um gol em cada tempo, Internacional vence Sport no Beira-Rio

Pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, Internacional e Sport se enfrentaram no Beira-Rio neste domingo (19/10). Com um gol em cada tempo, o Colorado...