Desde sua estreia em 2009, o reality show “A Fazenda”, da Record TV, tornou-se palco de momentos memoráveis, tanto por intrigas entre os participantes quanto por situações que geraram intensos debates públicos. Entre os muitos confinados que passaram pelo programa, alguns nomes se destacaram por protagonizar polêmicas que marcaram suas respectivas edições. Porém, nenhum caso chamou tanta atenção negativamente quanto o de Lucas Barreto, participante da versão especial do programa, “A Fazenda de Verão” (2012), cuja expulsão foi um dos momentos mais impactantes da história do reality rural.
Ao longo dos anos, “A Fazenda” reuniu uma lista extensa de participantes polêmicos: Andressa Urach (6ª edição): Com declarações ousadas e atritos frequentes, a ex-vice Miss Bumbum causou intensas discussões na casa; Jojo Todynho (12ª edição): Embora tenha conquistado o público e vencido a edição, Jojo teve embates acalorados com colegas, marcados por sua personalidade forte; Rico Melquiades (13ª edição): O humorista dividiu opiniões com seu comportamento explosivo e estratégias calculistas no jogo.
Esses nomes, no entanto, não ultrapassaram os limites das regras do programa, diferentemente de Lucas Barreto, cujo comportamento agressivo e explosivo assustou não só os demais participantes do reality, como os telespectadores e até mesmo a produção do programa, e acabou culminando em sua expulsão. Lucas ficou conhecido como o pior participante da história do reality show.
Veja as fotos
Relembre o caso
Lucas Barreto, que na época que entrou no reality era conhecido por seus trabalhos como modelo, entrou na “A Fazenda de Verão” como substituto de um outro participante desistente. Antes de sua passagem pelo programa, ele havia posado nu para a Revista G Magazine e trabalhava no mundo da moda. Mas foi no reality que seu comportamento agressivo ganhou os holofotes.
Durante o programa, Lucas desenvolveu uma suposta “mania de perseguição” contra o colega de confinamento Haysam, em diversos momentos durante sua participação ele foi flagrado coagindo e ameaçando o participante e no dia de sua expulsão o abordou durante uma das atividades de cuidados da área externa da mansão, iniciou uma discussão e empunhou um machado, que usou para ameaçar o colega, gerando um clima de tensão e medo entre os confinados.
O episódio levou a Record TV a anunciar sua expulsão imediata, sob a justificativa de que o comportamento dele era “incompatível com o funcionamento do programa e com regras básicas de convívio”.
A situação gerou ampla repercussão negativa para o modelo e levantou discussões sobre os critérios de seleção para o reality. O episódio é frequentemente citado como um dos mais polêmicos da história do reality.
A vida após o reality
Após a expulsão, Lucas Barreto seguiu uma trajetória de altos e baixos. Ele tentou investir na carreira de cantor sertanejo e continuou no mundo da moda por algum tempo. Anos depois, decidiu mudar de rumo e se formou como técnico de enfermagem, atuando na área desde 2018.
Em janeiro de 2023, Lucas foi preso acusado de espancar o próprio filho, que na época tinha apenas 5 anos. O caso aconteceu no bairro Nova Cidade, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
O pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) que levou à prisão de José Lucas Dias Barreto, por suspeita de maus-tratos contra o filho de 5 anos, destaca o caráter “agressivo e desconexo” do ex-modelo. De acordo com o MP, a vítima foi levada a um pronto-socorro com uma fratura no ombro, além de ter outras lesões e escoriações na boca, no nariz e em outras partes do corpo. A criança também apresentava hematomas e marcas de cigarros nas pernas.
Os médicos desconfiaram do comportamento da criança e a encaminharam ao serviço social por suspeita de agressão e maus-tratos. José Lucas, segundo os relatos de enfermeiros, ameaçou a criança dizendo: “Você vai me pagar”, enquanto fazia um sinal com as mãos, como se fosse degolá-la.
Na delegacia, o pai afirmou que a criança tinha fraturado o ombro em um momento de brincadeira de luta entre os dois.
O MP pediu a prisão de José Lucas com base nas lesões encontradas e no comportamento da criança e do próprio pai, que demonstrou agressividade contra o filho diversas vezes.
Na delegacia, uma enfermeira relatou que, enquanto a criança estava sendo preparada para uma cirurgia, José Lucas disse: “Você não tem mais mamãe para te mimar e você não contou nada para mim.”
Uma das enfermeiras também relatou que José Lucas, em determinado momento, se deitou no chão e falou palavras aleatórias, com xingamentos, e também falou de Deus. O pai da criança também disse que “ia matar todas as mulheres”, sem especificar quem.
Fonte: Portal LEODIAS