Pesquisa que fundamentou uso de cloroquina para Covid é “despublicada”

Durante a pandemia de Covid-19, uma das principais polêmicas foi sobre o uso da cloroquina para tratar pacientes infectados pelo coronavírus. O remédio ficou popular, especialmente, após a publicação de um estudo na revista científica Journal of Antimicrobial Agents em março de 2020.

A publicação anunciou, na terça (17/12), que irá retirar o artigo após uma pesquisa aprofundada feita por um “especialista imparcial que atua como consultor independente em ética editorial”. Foram questionadas várias regras, a ética do artigo e interpretação dos resultados.

No texto, a revista diz que “a condução apropriada de pesquisas envolvendo participantes humanos, bem como preocupações levantadas por três dos autores em relação à metodologia e conclusões” foram levadas em consideração e causaram preocupação.

O estudo foi feito pelo médico francês Didier Raoult, que era chefe do Instituto de Infectologia do Hospital Universitário de Marselha. O profissional se aposentou em 2021 e foi proibido de exercer a medicina no mesmo ano pela promoção do uso da cloroquina. Outros 17 profissionais assinam a pesquisa.

Segundo a revista, a defesa dos autores não foi convincente e os estudos apresentados como prova da eficácia da cloroquina foram descartados por falhas metodológicas ou éticas.

Estudos robustos e reconhecidos internacionalmente — como o Solidariedade, feito pela Organização Mundial de Saúde, e o britânico Recovery — mostraram que a cloroquina é ineficaz no tratamento e prevenção da Covid-19. O remédio pode, inclusive, ser associado a efeitos adversos graves, principalmente para a saúde do coração.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Governistas veem pontapé em projeto para avançar na revisão de isenções

Aliados do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcaram na urgência de um projeto que exige a revisão periódica de benefícios...

Governo quer virar o jogo dizendo que quer justiça social, diz Eurasia

O governo federal está adotando uma nova estratégia para lidar com a crise política e melhorar sua imagem perante a opinião pública, segundo análise...

Análise: Visita de Lula a Cristina Kirchner é justificável

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner tem gerado discussões sobre as implicações diplomáticas e...