PGR se manifesta contra pedido de revogação da prisão de Braga Netto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta sexta-feira (20) contra um recurso da defesa do general Walter Braga Netto que pede a revogação da prisão preventiva do militar.

O ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL) está preso desde o último sábado (14). A prisão se deu no âmbito das investigações que apuram uma tentativa de golpe após a eleição de 2022.

Braga Netto é suspeito de obstrução de Justiça. Ele teria tentado obter dados da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

 

“Dada a permanência dos motivos que fundamentaram a decretação da prisão preventiva e a inexistência de fatos novos que alterem o quadro fático-probatório que embasou a medida, não há que se cogitar de sua revogação”, argumentou o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Na decisão que determinou a prisão, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que os desdobramentos da investigação revelaram “verdadeiro papel de liderança, organização e financiamento” de Braga Netto nos planos golpistas.

A PGR já havia se manifestado favoravelmente à prisão preventiva, sob a justificativa que a medida evita interferência nas apurações do caso.

Em depoimento no dia 5 de fevereiro de 2024, Mauro Cid confirmou que Braga Netto e “outros intermediários” procuraram seu pai, o general Mauro Lourena Cid, por telefone para saber informações sobre a colaboração premiada.

prisão preventiva é uma medida cautelar decretada pela Justiça durante a fase de investigação ou no curso de um processo criminal, para assegurar o andamento regular das apurações e evitar prejuízos ao caso. A modalidade evita que o acusado cometa novos crimes ou prejudique o andamento do processo, destruindo provas, ameaçando testemunhas ou fugindo.

No caso de Braga Netto, a Polícia Federal argumentou que sua liberdade poderia representar risco à ordem pública, já que ele teria condições de cometer novos atos que poderiam interferir na investigação.

O outro lado

A defesa do general afirma que “não houve qualquer obstrução” às investigações. Em nota, os advogados disseram que se manifestarão nos autos após ter “plena ciência dos fatos que ensejaram a decisão proferida”.

Braga Netto atuou como ministro da Casa Civil e da Defesa no governo Bolsonaro. Em 2022, foi candidato a vice na chapa do ex-presidente que tentava a reeleição.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PGR se manifesta contra pedido de revogação da prisão de Braga Netto no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Vale Tudo: Afonso cai fácil em armadilha de Maria de Fátima

Maria de Fátima (Bella Campos) dará um golaço, nos próximos capítulos do remake de “Vale Tudo”, da TV Globo. Isso porque Afonso (Humberto Carrão)...

Pague o aluguel! Dono de imóvel cobra namorado de Sandy na Justiça; divida chega a R$ 62 mil

Após o portal LeoDias descobrir uma acusação de fraude contra o médico Pedro Andrade, conhecido na web por tratamentos alternativos e por ser o...

Consumo diário de refrigerante leva homem a desenvolver 35 pedras na bexiga

Um alerta sobre os perigos do consumo exagerado de refrigerantes tomou conta das redes sociais nesta semana. O urologista Thales Franco de Andrade, de...