Pix ou dinheiro? Saiba qual forma de pagamento o brasileiro prefere

A maioria dos brasileiros usa mais o Pix do que o dinheiro como forma de pagamento. Os dados estão presentes na pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada nesta quarta-feira (4/12) pelo Banco Central (BC).

O Pix é usado por 76,4% da população, além de ser utilizado mais frequentemente entre 46% das pessoas consultadas. Enquanto o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) é usado por 68,9%, e é a forma de pagamento mais frequente para 22%.

O Pix é o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do Banco Central, que está em funcionamento desde novembro de 2020.

Na última edição da pesquisa, realizada em 2021, o Pix tinha entrado em operação há poucos meses. À época, o serviço de pagamento instantâneo era usado por 46% da população, com uma frequência de 17%.

Confira o ranking dos meios de pagamento mais usados:

  1. Pix (76,4%)
  2. Cartão de débito (69,1%)
  3. Dinheiro (68,9%)
  4. Cartão de crédito (51,6%)
  5. Débito automático (32,8%)
  6. Outras transferências eletrônicas (15,8%)
  7. Vale-refeição ou alimentação (14,7%)
  8. Outros meios (0,2%)

Para fazer a pesquisa, o BC ouviu 2 mil pessoas entre 28 de maio e 1º de julho, sendo que mil compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,1%.

O BC destacou que o objetivo da pesquisa é “o aprimoramento contínuo da gestão do meio circulante brasileiro e das ações de divulgação sobre características das cédulas e moedas do real”.



Fonte: Metrópoles

Laura Neiva posta foto inédita da filha recém-nascida com Chay Suede; veja

A modelo Laura Neiva, 31, postou uma foto inédita da filha recém-nascida, Ana, fruto de seu relacionamento com o ator Chay Suede, nos Stories...

“Round 6”: 5 coisas que você precisa saber antes da estreia da 2ª temporada

Com a nova temporada de “Round 6” se aproximando de sua data de estreia, fãs aguardam ansiosamente pelos novos episódios da produção sul-coreana, que...

Alerrandro volta a empatar com Yuri Alberto na artilharia do Brasileirão

O centroavante Alerrandro, do Vitória, marcou o gol de empate no duelo contra o Grêmio e voltou a alcançar a artilharia do Brasileirão. Com 14...