Presidente da Síria, Bashar al-Assad, está em Moscou, diz mídia russa

O presidente sírio, Bashar al-Assad, e sua família chegaram a Moscou, capital da Rússia, após receberem asilo humanitário do país, afirmou a mídia estatal russa TASS, citando uma fonte no Kremlin.

“Assad e sua família chegaram a Moscou. A Rússia, por razões humanitárias, concedeu-lhes asilo”, explicou a fonte do governo russo, segundo a agência.

A Rússia é um dos países aliados do governo de Assad e atuou nos recentes combate contra os rebeldes.

*Matéria em atualização

Entenda o conflito na Síria

A guerra civil da Síria começou durante a Primavera Árabe, em 2011, quando o regime de Bashar al-Assad reprimiu uma revolta pró-democracia.

O país mergulhou em um conflito em grande escala quando uma força rebelde foi formada, conhecida como Exército Sírio Livre, para combater as tropas do governo.

Além disso, o Estado Islâmico, um grupo terrorista, também conseguiu se firmar no país e chegou a controlar 70% do território sírio.

Os combates aumentaram à medida que outros atores regionais e potências mundiais — da Arábia Saudita, Irã, Estados Unidos à Rússia — se juntaram, intensificando a guerra no país para o que alguns observadores descreveram como uma “guerra por procuração”.

A Rússia se aliou ao governo de Bashar al-Assad para combater o Estado Islâmico e os rebeldes, enquanto os Estados Unidos lideraram uma coalizão internacional para repelir o grupo terrorista.

Após um acordo de cessar-fogo em 2020, o conflito permaneceu em grande parte “adormecido”, com confrontos pequenos entre os rebeldes e o regime de Assad.

Mais de 300 mil civis foram mortos em mais de uma década de guerra, de acordo com a ONU, e milhões de pessoas foram deslocadas pela região.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente da Síria, Bashar al-Assad, está em Moscou, diz mídia russa no site CNN Brasil.

Ataque com faca em Taiwan deixa três mortos e cinco feridos

Três pessoas morreram e cinco ficaram feridas em um ataque com faca no centro de Taipé, capital de Taiwan, na sexta-feira (19). O suspeito...

Acidente entre caminhão e van deixa cinco mortos em Carazinho, no RS

Cinco pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas após uma colisão frontal entre um caminhão e uma van na BR-386, às 23h30 desta sexta-feira...

Ataque israelense a escola deixa pelo menos cinco mortos na Cidade de Gaza

Cinco palestinos foram mortos em um ataque israelense a uma escola que abrigava pessoas deslocadas no bairro de Al-Tuffah, a leste da Cidade de...