“Prévia do PIB”: economia avança 0,1% em outubro, diz Banco Central

A economia brasileira cresceu 0,1% em outubro, em comparação ao mês anterior, de acordo com dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgados nesta sexta-feira (13/12). O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Este é o terceiro mês consecutivo em que o IBC-Br registra alta. Mas embora tenha crescido, a “prévia do PIB” desacelerou em relação a setembro, quando o indicador teve expansão de 0,8%.

No acumulado dos 10 primeiros meses deste ano, houve um crescimento de 3,7% (sem ajuste sazonal). Já em 12 meses até outubro, o avanço registrado foi de 3,4% (sem ajuste sazonal). Em comparação com outubro de 2023, o indicador subiu 7,3%.

PIB e “prévia do PIB”

A divulgação do IBC-Br ocorre depois de o PIB crescer 0,9% no terceiro trimestre de 2024 (período de julho, agosto e setembro), frente ao segundo trimestre deste ano. A economia cresceu puxada por serviços e indústria.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, um estado ou uma cidade, geralmente em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em ritmo bom, e queda implica encolhimento da produção econômica da nação.

A projeção oficial da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda é de 3,3%. Logo após a divulgação do PIB do terceiro trimestre, a SPE informou que fará nova revisão na projeção do PIB para o acumulado de 2024.

PIB de 3,5%

Nessa quinta-feira (12/12), o ministro Fernando Haddad disse que o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil será de 3,5% no acumulado do ano — 0,2 ponto percentual acima da estimativa da Fazenda.

O mercado financeiro projeta que o país vai crescer 3,39% neste ano, segundo dados do último Relatório Focus.

Além de tentar estimar o resultado do PIB — ficando muitas vezes distante dos dados oficiais —, o IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros do país, a Selic.

A Selic está em 12,25% após o Comitê de Política Monetária (Copom) decidir elevar a taxa de juros pela terceira vez seguida. A decisão foi tomada de forma unânime pela diretoria do BC.



Fonte: Metrópoles

A fala de Luciano Huck sobre a megaoperação no RJ que chocou o público

Luciano Huck usou os últimos minutos do Domingão com Huck para falar sobre a megaoperação no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120...

Reedição de final e briga na ponta: veja agenda da terça de Champions

A quarta rodada da Champions League se inicia nesta terça-feira (4/11), com nove partidas. Os grande destaques do dia são os confrontos entre Liverpool...

F1: Bortoleto quebrará jejum de 8 anos sem brasileiros em Interlagos

A pista de Interlagos, está nos últimos preparativos para receber o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. No próximo domingo (9/11), Gabriel...