Saiba o que é enterocolite, a doença de Ravi, filho de Viih Tube

O pequeno Ravi, filho mais novo dos ex-BBBs Viih Tube e Eliezer, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, neste sábado (14/12). O pequeno estava internado desde 25 de novembro, com um quadro de enterocolite.

O quadro do recém-nascido foi revelado apenas agora, em sua alta. A enterocolite necrosante é uma das principais complicações que atinge os bebês prematuros, como é o caso de Ravi.

Essa complicação intestinal está relacionada ao baixo amadurecimento do fluxo sanguíneo do bebê, o que dificulta o suprimento de oxigênio para o órgão e pode levar à formação de lesões na superfície do intestino, de acordo com o manual MSD de medicina.

As lesões e a pouca diversidade de bactérias no intestino do recém-nascido costuma levar os bebês com enterocolite a terem graves problemas para se alimentar e aumenta o risco de um desenvolvimento de infecções generalizadas.

4 imagens

"Hoje você completa 1 mês de vida meu guerreiro", escreveu

Viih Tube posa ao lado de Eli, Lua e Ravi para as redes sociais
Avó de Viih Tube recebe alta após sofrer um AVC
1 de 4

Emocionada, Viih Tube atualiza estado de saúde de Ravi

Instagram/Reprodução

2 de 4

“Hoje você completa 1 mês de vida meu guerreiro”, escreveu

Reprodução

3 de 4

Viih Tube posa ao lado de Eli, Lua e Ravi para as redes sociais

Instagram/Reprodução

4 de 4

Avó de Viih Tube recebe alta após sofrer um AVC

Reprodução

A condição pode ser fatal para cerca de 20% dos bebês atingidos por ela e muitos dos bebês que enfrentam a enterocolite acabam tendo problemas de saúde intestinal duradouros pela infância.

O tratamento costuma ser feito com a suspensão da alimentação, nutrindo a criança apenas por via intravenosa, além da combinação de antibióticos. Em casos mais graves, pode ser necessária a cirurgia para a retirada das lesões do intestino.

Sintomas de enterocolite

Os recém-nascidos que desenvolvem a condição costumam desenvolver um inchaço no abdômen e tem muita dificuldade para se alimentar. Entre os sintomas, estão vômitos com cores intensas como verde e vermelho e também a presença de sangue nas fezes.

Os bebês atingidos também costumam ter pouca energia, uma temperatura corporal baixa e dificuldade para respirar. O diagnóstico correto da condição, porém, só pode ser feito através de exames de sangue e de imagem.

Ravi nasceu em 11 de novembro, em São Paulo. Ele foi internado pouco tempo depois de seu nascimento com uma doença “grave e rara”, segundo os pais, que não foi revelada.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Genética na gestação: como os testes moldam decisões em cada fase

Antes mesmo da gestação, casais podem realizar painéis de portadores para identificar mutações recessivas que, se transmitidas pelos dois parceiros, podem causar doenças como...

Bunge muda destino da 1ª carga de farelo de soja argentina para a China

A multinacional do agronegócio Bunge afirmou à Reuters nesta quarta-feira (20) que desviou um carregamento de farelo de soja argentino que estava destinado à...

Redação no Enem: 7 possíveis temas da edição de 2025

Com menos de 100 dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes se dedicam ainda mais à redação e tentam adivinhar...