O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou um vídeo, nesta sexta-feira (13/12), no qual caminha ao lado do neurocirurgião Marcos Stávale.
Stávale é o neurocirurgião responsável pelos procedimentos que estão sendo feitos em Lula desde a última terça-feira (10/12) após a ocorrência de uma hemorragia intracraniana que na cabeça do presidente. Segundo afirmou em coletiva de imprensa na última quinta-feira (12/12), o risco de Lula ter novo sangramento após as intervenções médicas é “estatisticamente desprezível”.
Quem é Marcos Stávale?
Stávale é um dos mais famosos neurocirurgiões do Brasil. O médico conhece o presidente Lula ao menos desde 2017, quando participou da equipe que acompanhou a ex-primeira dama Marisa Letícia após o acidente vascular cerebral (AVC) que a vitimou.
O médico obteve o título de doutor em neurologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1996. Atualmente, é orientador de pesquisas médicas na mesma instituição e também na Faculdade Sírio-Libanês.
Stávale é autor de diversas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro e também escreveu um manual sobre os processos de tratamento e diagnóstico de disfunções neurológicas associadas à circulação sanguínea, como aneurismas e tromboses.
No início da pandemia da Covid-19, porém, em maio de 2020, um suposto depoimento de Stávale para a Revista Oeste associou um tratamento com hidroxicloroquina à recuperação de sua esposa da infecção viral.
O texto acabou servindo de base para o compartilhamento de várias campanhas de desinformação de que este remédio poderia ser usado no tratamento da Covid, o que não é verdade. Stávale não se retratou publicamente sobre o texto.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles