Saneamento ganha desconto de 60% no IVA

As operadoras de saneamento básico conseguiram garantir, na votação da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, um desconto de 60% na alíquota-padrão do futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Um destaque (alteração do texto principal) foi apresentado pelo PL — e obteve maioria na CCJ — equiparando os serviços de água e esgoto ao tratamento tributário dado para o setor de saúde.

Esse era um forte pleito das empresas de saneamento, com base em cálculos da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que cada US$ 1 investido em acesso à água potável e esgotamento sanitário geram uma economia de US$ 5,50 no tratamento de doenças.

Com isso, o saneamento terá uma alíquota efetiva de 40% do IVA.

A Abcon (associação das concessionárias privadas de saneamento) e a Aesbe (associação das companhias estaduais de água e esgoto) alegavam que, sem essa mudança, a carga tributária do setor passaria dos atuais 9,74% para 26,5%.

“Houve o reconhecimento de que precisamos de um olhar especial para a universalização dos serviços”, disse a diretora-executiva da Abcon, Christianne Dias Ferreira, citando a necessidade de atingir 99% de acesso da população a água potável e a 90% de tratamento de esgoto até 2033.

O parecer do senador Eduardo Braga (MDB-AM) não havia incluído o pleito das operadoras de saneamento básico.

Depois da alteração na CCJ, o texto final ainda precisa passar pelo plenário do Senado. Em seguida, volta para a Câmara dos Deputados, uma vez que houve mudanças na redação do projeto que regulamenta a reforma tributária.

Finalmente, o texto iria para sanção presidencial. “Estamos otimistas”, afirmou Christianne.

Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saneamento ganha desconto de 60% no IVA no site CNN Brasil.

Brasil pode produzir mais e ser o celeiro do mundo, diz CEO da JBS

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas também tem como desafio tornar os processos cada vez mais sustentáveis. O...

Fazenda conclui que PL das Bagagens vai subir preço das passagens aéreas

A equipe técnica da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda concluiu que o PL (projeto de lei) das Bagagens provoca efeitos adversos...

Enem 2025: o que fazer e o que evitar na véspera da prova

Com o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximando, a véspera da prova se torna um campo estratégico. Não é hora de...