Sebastião Melo é diplomado para novo mandato em Porto Alegre

O prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e os vereadores eleitos na capital gaúcha foram diplomados para seus mandatos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) nesta quinta-feira (19), no auditório do Ministério Público (MP-RS).

Em discurso, Melo falou sobre democracia e respeito às diferenças ideológicas.

“A democracia tem muitos pilares, mas um deles é conviver com as diferenças. E nas diferenças construir avanços importantes para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

“A partir de hoje, tanto eu como Betina [Worm, vice-prefeita eleita] somos os prefeitos de quem votou em nós, nos nossos adversários ou deixou de votar”, acrescentou.

Com a diplomação, Melo, Betina e os 35 vereadores eleitos estão aptos a tomar posse em 1° de janeiro. Seus mandatos vão durar até 31 de dezembro de 2028.

Legislativo

Dos 35 vereadores eleitos em outubro em Porto Alegre:

  • 16 estavam na coligação vitoriosa do prefeito reeleito desde o primeiro turno;
  • 6 em partidos que o apoiaram no segundo turno, mas que não estavam na coligação desde o primeiro turno;
  • e 13 em partidos coligados a sua adversária direta — Maria do Rosário (PT) — ou que a apoiaram no segundo turno.

O fiel da balança do poder do governo na Câmara devem ser os quatro vereadores eleitos pelo PSDB, partido do governador do Eduardo Leite.

No primeiro turno, o partido apoiou Juliana Brizola (PDT) — candidata que endossou Maria do Rosário no segundo turno.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sebastião Melo é diplomado para novo mandato em Porto Alegre no site CNN Brasil.

Delcy Rodríguez busca garantir controle da Venezuela em meio a divisões

Nos 12 dias que se passaram desde a captura de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez trabalhou para consolidar seu poder, colocando aliados leais em posições-chave...

Quem eram as vítimas de queda de helicóptero no Rio de Janeiro

Um helicóptero caiu no Rio de Janeiro, na região de Guaratiba, na manhã deste sábado (17) e deixou três mortos. Entre as vítimas estavam...

Delegados da PF criticam atuação do STF em investigação do Banco Master

A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) divulgou, neste sábado (17), nota pública em que manifesta preocupação com o andamento das investigações...