Ícone do site O SERINGAL

Selic pode chegar a 14,25% ao ano em março, confirma ata do Copom

selic-pode-chegar-a-14,25%-ao-ano-em-marco,-confirma-ata-do-copom

Selic pode chegar a 14,25% ao ano em março, confirma ata do Copom

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de elevar a taxa básica de juros do país, a Selic, de 11,25% ao ano para 12,25% ao ano foi unânime. Além disso, todos os integrantes do colegiado optaram por antever aumentos de 1 ponto percentual nas duas próximas reuniões.

“O comitê então decidiu, unanimemente, pela elevação de 1,00 ponto percentual na taxa Selic e pela comunicação de que, em se confirmando o cenário esperado, antevê ajuste de mesma magnitude nas próximas duas reuniões”, destaca trecho da ata da reunião, divulgada nesta terça-feira (17/12).

Ou seja, caso as elevações se concretizem, os juros podem chegar a 14,25% ao ano entre 18 e 19 de março — quando o comitê se encontra pela segunda vez em 2025 para deliberar a taxa Selic.

Segundo a diretoria do BC, dois assuntos foram bastante discutidos na reunião:

“Em primeiro lugar, a magnitude da deterioração de curto e médio prazo do cenário de inflação exigia uma postura mais tempestiva para manter o firme compromisso de convergência da inflação à meta. Em segundo, vários riscos se materializaram tornando o cenário mais adverso, mas menos incerto, permitindo maior visibilidade para que o Comitê oferecesse uma indicação de como antevia as próximas decisões”.

Diante do cenário considerado mais adverso para a convergência da inflação à meta, que é de 3% com variação de 1,5 ponto percentual, sendo 1,5 (piso) e 4,5% (teto), o Copom viu a necessidade de antever os ajustes de mesma magnitude.

No entanto, o BC reforçou que “a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”.

Calendário do Copom para 2025

Janeiro

Março

Maio

Junho

Julho

Setembro

Novembro

Dezembro


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile