Série A: veja quantos clubes do Brasileirão 2025 são da LFU ou da Libra

A Série A de 2025 terá 20 clubes divididos entre os grupos LFU e Libra, que disputam o controle político e econômico do futebol brasileiro. A Liga Forte União (LFU) contará com 11 representantes, enquanto a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) terá nove equipes na elite.

A LFU perdeu força com os rebaixamentos de Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma e Athletico-PR, mas conseguiu manter a maioria na divisão. Os clubes do grupo na próxima temporada serão Botafogo, Corinthians, Fortaleza, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Juventude e Fluminense, além dos promovidos Mirassol, Sport e Ceará.

A Libra aumentou seu número de representantes com o retorno do Santos e subirá de oito para nove clubes em 2025. Além do time paulista, o grupo terá Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória.

Na última rodada da Série A, Atlético-MG e Red Bull Bragantino evitaram o rebaixamento, garantindo mais força à Libra. O Galo venceu o Athletico-PR por 1 a 0, enquanto o Bragantino goleou o Criciúma por 5 a 1. Ambos os resultados deixaram o Athletico fora da elite e reforçaram a vantagem da LFU no pelotão de descenso.

A divisão entre LFU e Libra também reflete nas negociações de direitos de transmissão. A LFU mantém parceria com a LiveMode, detentora da CazéTV, enquanto a Libra conta com um contrato de exclusividade com a Globo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Série A: veja quantos clubes do Brasileirão 2025 são da LFU ou da Libra no site CNN Brasil.

Japão reativará maior usina nuclear do mundo 15 anos após Fukushima

As autoridades do Japão aprovaram a decisão de reativar a maior usina nuclear do mundo, que permaneceu inativa por mais de uma década após...

Venda de ingressos para o show de Liniker no Allianz começa nesta segunda

A venda geral dos ingressos para a turnê “Bye Bye Caju”, da cantora Liniker, começa nesta segunda-feira (22). A apresentação no Allianz Parque marca a...

dLocal: CEO brasileiro traz Pix por biometria para startup listada nos EUA

Passados dois anos desde que deixou o cargo de CFO do Mercado Livre — após mais de uma década à frente da companhia —,...