Pelo menos 40 milhões de brasileiros sofrem com prisão de ventre, aponta uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. Dores, inchaço e desconforto no abdômen são algumas das consequências da condição.
No entanto, é possível reduzir esses sintomas. Pensando em melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, fala sobre a importância de incluir a manga palmer na alimentação.
Benefícios da manga, fruta tropical e popular
A manga é muito popular no Brasil, além de ser uma das frutas mais exportadas atualmente. Para quem sofre de prisão de ventre, essa é uma boa opção para adicionar na dieta. “Isso porque a manga ajuda no aporte de fibras, que favorecem o funcionamento do intestino, fazendo com que ele passe a funcionar melhor. Ela ainda auxilia na função intestinal, controla a saciedade, favorece a imunidade, melhora a saúde da pele e da visão, além de ser ótima para repor a energia”, ressalta a nutricionista.
Mas os benefícios da fruta não acabam por aí. Por ser uma boa fonte de potássio e magnésio, ela também atua na regulação da pressão arterial, na saúde muscular e óssea, na reposição de sais perdidos no suor e, além disso, ajuda na prevenção de cãibras. Para quem tem o intestino preso, quanto mais madura a manga estiver, melhor será sua ação para ajudar a amenizar o sintoma.
“O seu consumo deve se associar a bons hábitos alimentares e, de modo geral, deve-se comer aproximadamente 500 g de vegetais por dia. Uma manga média pode representar 200 g a 300 g desse consumo”, explica a nutricionista.
Não há restrições específicas para consumir a fruta. No entanto, a especialista recomenda que cada pessoa se atente para os excessos, considerando que a manga possui uma quantidade considerável de carboidratos. “E em relação a misturar o leite com a manga, já sabemos que é mito. Assim, não há problema nenhum em fazer uma vitamina batendo leite com manga ou até mesmo fazer um picolé caseiro com essa combinação”, destaca.
Aprenda três receitas com manga para colocar no cardápio no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles