O soldado que sacou arma do Estado para um o tenente coronel Stephan Barbary, neste sábado, dentro de uma farmácia, em Rio Branco, recebeu ordem de prisão tão logo a viatura da PM chegou ao local. O Ciosp foi acionada pela mulher do coronel, que fez a gravação enquanto o marido relatava ter tido uma arma apontada para o seu peito.
O vídeo em que o soldado e o pai dele, que também é militar, aparecem com armas em punho, não mostra o momento da prisão. A reportagem de oseringal confirmou há pouco que o soldado permanece detido, mas o pai, que teria problemas de saúde, não estaria aquartelado. Reveja abaixo o momento da confusão. A Corregedoria da PM também autuou pai e filho.
Um alto oficial da PM do Acre, consultado pela reportagem, afirmou que “esse rapaz demonstrou extremo despreparo para servir”. Na visão dele, o tenente coronel mostrou controle e conduziu a situação com calma.
O soldado e seu pai deveriam perder o direito de portar uma arma, entende, e esta decisão, que caberia ao Comando Geral, somente seria restabelecida após o julgamento do caso, isso se ele for aprovado num possível exame de sanidade. “Vai dar Justiça Militar, certamente”, opinou a fonte ouvida pela reportagem. A comandante geral Marta Renata não foi localizada.
Stephan Barbary não estaria propenso em retirar a queixa-crime, lavrada na Delegacia de Flagrantes. Amigos próximo dele, que é maçom, disseram que o oficial pedirá indenização por danos e manterá a acusação de ameaça.