STF começa a julgar recurso de Bolsonaro para afastar Moraes do inquérito do golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta sexta-feira (6) um recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra decisão que rejeitou o pedido para declarar o ministro Alexandre de Moraes impedido para atuar na investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.

A demanda foi negada pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em fevereiro. Agora, o plenário vai analisar o recurso.

O julgamento será em sessão virtual, que começa às 11h desta sexta (6) e vai até 13 de dezembro. No formato, não há debate entre os ministros, que depositam seus votos em um sistema eletrônico.

A defesa de Bolsonaro quer que o tribunal reconheça o impedimento de Moraes para atuar no caso, com o seu afastamento da relatoria da investigação.

O argumento dos advogados é o de que Moraes seria uma vítima potencial das tratativas que fariam parte do plano golpista.

São citados, por exemplo, conclusões da Polícia Federal (PF) de que o magistrado teve o itinerário e sua localização monitorados pelos envolvidos na trama. A apuração indicava um suposto plano para prender Moraes em 2022.

Na época em que a defesa entrou com o pedido de impedimento, em fevereiro, ainda não haviam sido divulgados os indícios do plano para matar autoridades, incluindo o próprio Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Esse elemento novo levou à defesa de Bolsonaro a apresentar um novo pedido de impedimento na segunda-feira (2).

Ao recusar o pedido, em fevereiro, Barroso entendeu que a defesa não demonstrou de forma clara uma causa que justificasse o impedimento de Moraes.

O presidente do STF também entendeu que os fatos narrados não caracterizam, minimamente, as situações legais que impossibilitariam a atuação do ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro é indiciado pela terceira vez; saiba os inquéritos da PF

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF começa a julgar recurso de Bolsonaro para afastar Moraes do inquérito do golpe no site CNN Brasil.

Lívia Andrade quebra silêncio sobre rivalidade com Pétala Barreiros

Depois de abrir um boletim de ocorrência contra Marcos Araújo, Lívia Andrade revelou porque apoiou o ex na disputa contra Pétala Barreiros Fonte: Metrópoles

FGC alerta clientes do Master sobre golpes em resgate de investimentos

Aplicativos não oficiais em plataformas digitais e outras ferramentas são utilizadas por golpistas. Pedido só pode ser feito no app do FGC Fonte: Metrópoles

País tem maior déficit em contas externas em 11 anos: US$ 68,8 bilhões

Resultado de 2025 supera o déficit de 2024, com US$ 66,2 bilhões. Dados foram divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (26/1) Fonte: Metrópoles