Jill Ellis, ex-técnica da seleção feminina dos Estados Unidos, foi nomeada para o novo cargo de Chief Football Officer da Fifa, com a tarefa de impulsionar o desenvolvimento e a implementação da estratégia global de futebol da entidade.
Ellis, que liderou o Grupo de Estudos Técnicos da Fifa na Copa do Mundo Feminina de 2023, ajudou os EUA a se tornarem campeões mundiais em 2015 e 2019.
“Ellis trabalhará ao lado de Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento global do futebol da Fifa, e suas responsabilidades abrangerão áreas técnicas importantes ligadas ao desenvolvimento do jogo em todo o mundo”, afirmou a Fifa em comunicado.
“A criação do cargo de Chief Football Officer sublinha o compromisso da Fifa em promover uma comunidade futebolística global diversificada, inclusiva e acessível, garantindo que o futebol continue a ser um desporto para todos. Também marca mais um passo para que a Fifa alcance a sua ambição de tornar o futebol verdadeiramente global e de dar uma oportunidade a todos os talentos, tanto rapazes como meninas.”
Ellis, de 58 anos, deixou o cargo de presidente do San Diego Wave, time da National Women’s Soccer League (NWSL), que ocupava desde 2021.
“Estou honrada por me juntar à Fifa neste papel pioneiro e por contribuir para o crescimento do futebol a partir de uma perspectiva global”, disse Ellis. “A Fifa tem uma capacidade única, através do futebol, de unir comunidades e impulsionar o desenvolvimento do jogo em todo o mundo.
“Tendo experimentado o futebol, desde os programas de formação até ao nível da selecção principal, vi em primeira mão o seu poder transformador.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Técnica campeã do mundo com os Estados Unidos ganha cargo na Fifa no site CNN Brasil.