Tributária: senador alega “falta de quórum” e cancela reunião da CCJ para leitura de parecer

A sessão para a leitura do relatório de regulamentação da reforma tributária na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado foi cancelada nesta segunda-feira (9). O senador Marcos Rogério (PL-RO), vice-presidente do colegiado, cancelou as atividades alegando “falta de quórum”.

A sessão estava marcada para às 16h. Por volta das 16h10, Marcos Rogério afirmou que cancelaria a sessão porque apenas seis senadores haviam registrado presença. Para que os trabalhos tivessem andamento, era necessário o registro da presença de 14 congressistas.

“Estamos com uma sessão absolutamente importante. Já são 16h10, os que deram presença até agora são sobretudo parlamentares da oposição. Ou o sistema não está registrando, ou não há possibilidade. Tendo em vista a ausência de quórum, declaro o cancelamento da sessão”, afirmou.

A situação surpreendeu o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto. Quando a sessão foi encerrada, o congressista ainda não havia chegado ao plenário da CCJ, mas estava no Senado. Braga foi pego de surpresa e demonstrou descontentamento com o cancelamento dos trabalhos.

O senador chegou a ligar para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e para outros parlamentares, para discutir a situação. Como a CNN mostrou, a intenção de Pacheco era levar a proposta no mesmo dia ao plenário e votá-la até quinta-feira (12).

O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), não participou da sessão. Integrantes do governo também não estavam presentes no plenário durante o cancelamento. A reforma tributária é considerada uma das prioridades para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o fim do ano.

O cronograma acordado na última reunião era apresentar o texto nesta data para dar o prazo de vista (mais tempo para análise) e, assim, votá-lo na quarta-feira na CCJ. Depois de aprovado, seguiria para a análise no plenário.

Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tributária: senador alega “falta de quórum” e cancela reunião da CCJ para leitura de parecer no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Governistas veem pontapé em projeto para avançar na revisão de isenções

Aliados do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcaram na urgência de um projeto que exige a revisão periódica de benefícios...

Governo quer virar o jogo dizendo que quer justiça social, diz Eurasia

O governo federal está adotando uma nova estratégia para lidar com a crise política e melhorar sua imagem perante a opinião pública, segundo análise...

Análise: Visita de Lula a Cristina Kirchner é justificável

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner tem gerado discussões sobre as implicações diplomáticas e...