Trump comenta colapso do regime da Síria: “Assad foi embora”

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi às redes sociais na manhã deste domingo (8) para opinar sobre o colapso do regime de Bashar al-Assad na Síria.

“Assad foi embora. Ele fugiu do seu país. O seu protetor, a Rússia, a Rússia, a Rússia, liderada por Vladimir Putin, já não estava interessado em protegê-lo”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social.

“Em primeiro lugar, não havia razão para a Rússia estar lá”, disse ele, acrescentando que “eles perderam todo o interesse na Síria por causa da Ucrânia”.

“A Rússia e o Irã estão em um estado enfraquecido neste momento, um por causa da Ucrânia e de uma economia ruim, o outro por causa de Israel e do seu sucesso na luta”, disse Trump.

O presidente eleito destacou então o número de soldados mortos de ambos os lados na guerra da Rússia contra a Ucrânia e pediu o fim dos combates.

“Deveria haver um cessar-fogo imediato e as negociações deveriam começar”, escreveu ele, sem especificar a que conflito se referia.

A Rússia tem travado uma guerra na Ucrânia há mais de dois anos, deixando-a com menos poder militar para cobrir as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, na Síria.

Para a Rússia, a queda da Síria significa perder o seu aliado mais próximo no Oriente Médio e minar a sua capacidade de projetar poder enquanto trava a guerra na Ucrânia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump comenta colapso do regime da Síria: “Assad foi embora” no site CNN Brasil.

Corinthians: estão brincando com o tamanho do clube, diz Argel

Em meio a uma série de polêmicas envolvendo a gestão do Corinthians, Argel Fuchs fez duras críticas à administração do clube paulista, durante o...

Festival de Veneza: conheça os filmes vencedores em cada categoria

O diretor independente americano Jim Jarmusch inesperadamente conquistou o cobiçado Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza neste sábado (6) com “Father...

Argentinos votam em eleição legislativa na província de Buenos Aires

Os moradores da província de Buenos Aires, a mais populosa e influente do país, vão às urnas neste domingo (7) em uma eleição legislativa...