Trump em Paris: “Parece que o mundo está ficando um pouco louco agora”

Em uma agenda paralela à cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame em Paris, o presidente francês Emmanuel Macron realizou uma série de encontros bilaterais neste sábado (7).

Entre as reuniões, destaca-se o encontro com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Os três líderes posaram para fotos antes da reunião, que foi descrita por uma fonte próxima a Macron como “muito boa”. Segundo Zelensky, a situação no campo de batalha na Ucrânia e a busca por uma paz justa foram temas discutidos durante o encontro.

Tensões sobre o apoio à Ucrânia

A presença de Trump neste encontro chama atenção para as preocupações sobre o futuro do apoio americano à Ucrânia. Os Estados Unidos são atualmente a principal fonte de assistência militar para o país, mas essa ajuda pode estar ameaçada caso Trump seja reeleito. O ex-presidente já prometeu encerrar a guerra “em um só dia” se voltar ao poder, sem, no entanto, detalhar como o faria.

Ao chegar para a reunião, Trump elogiou Macron e a relação entre os dois países: “Nós tivemos uma grande relação, como todos sabem. As pessoas da França são espetaculares. Acho que é um dos grupos mais importantes dos Estados Unidos, os franceses. E nós os respeitamos e amamos.”

O ex-presidente americano também comentou sobre o cenário global atual: “Certamente parece que o mundo está ficando um pouco louco agora. E vamos falar sobre isso.”

Gesto diplomático de Macron

O convite de Macron aos líderes globais é visto como um importante gesto diplomático, especialmente em um momento em que o presidente francês enfrenta desafios na política doméstica e busca reafirmar sua influência no cenário internacional.

Além do encontro com Trump e Zelensky, Macron também se reuniu com o Príncipe William, do Reino Unido. A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, participou da cerimônia de reabertura da Notre-Dame, representando o governo americano na ausência do presidente Joe Biden.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump em Paris: “Parece que o mundo está ficando um pouco louco agora” no site CNN Brasil.

Suspeita de maus-tratos a 121 animais é presa no MA após investigação no CE

Uma mulher de 59 anos, suspeita de manter 121 animais em situação de maus-tratos em um canil em Brejo Santo, no interior do Ceará,...

Confira a tabela do Atlético-MG na Copinha 2026

O Atlético-MG entra em campo na Copinha querendo quebrar um jejum de 42 anos na competição. O último troféu do Galo no torneio de base...

Quem é Nasry Asfura presidente eleito em Honduras e apoiado por Trump

Nasry Asfura, o político e empresário da construção civil de 67 anos conhecido como “Papi, a la orden” (Papai, ao seu dispor), venceu a...