Trump em Paris: “Parece que o mundo está ficando um pouco louco agora”

Em uma agenda paralela à cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame em Paris, o presidente francês Emmanuel Macron realizou uma série de encontros bilaterais neste sábado (7).

Entre as reuniões, destaca-se o encontro com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Os três líderes posaram para fotos antes da reunião, que foi descrita por uma fonte próxima a Macron como “muito boa”. Segundo Zelensky, a situação no campo de batalha na Ucrânia e a busca por uma paz justa foram temas discutidos durante o encontro.

Tensões sobre o apoio à Ucrânia

A presença de Trump neste encontro chama atenção para as preocupações sobre o futuro do apoio americano à Ucrânia. Os Estados Unidos são atualmente a principal fonte de assistência militar para o país, mas essa ajuda pode estar ameaçada caso Trump seja reeleito. O ex-presidente já prometeu encerrar a guerra “em um só dia” se voltar ao poder, sem, no entanto, detalhar como o faria.

Ao chegar para a reunião, Trump elogiou Macron e a relação entre os dois países: “Nós tivemos uma grande relação, como todos sabem. As pessoas da França são espetaculares. Acho que é um dos grupos mais importantes dos Estados Unidos, os franceses. E nós os respeitamos e amamos.”

O ex-presidente americano também comentou sobre o cenário global atual: “Certamente parece que o mundo está ficando um pouco louco agora. E vamos falar sobre isso.”

Gesto diplomático de Macron

O convite de Macron aos líderes globais é visto como um importante gesto diplomático, especialmente em um momento em que o presidente francês enfrenta desafios na política doméstica e busca reafirmar sua influência no cenário internacional.

Além do encontro com Trump e Zelensky, Macron também se reuniu com o Príncipe William, do Reino Unido. A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, participou da cerimônia de reabertura da Notre-Dame, representando o governo americano na ausência do presidente Joe Biden.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump em Paris: “Parece que o mundo está ficando um pouco louco agora” no site CNN Brasil.

Skyworks e Qorvo fecham acordo para criar fornecedora de chips de rádio

A Skyworks Solutions comprará a rival menor Qorvo, anunciaram as companhias nesta terça-feira (28), formando uma empresa combinada de US$ 22 bilhões que fornece...

Coletivo Coca-Cola Jovem abre 15 mil vagas para formação profissional

O Instituto Coca-Cola Brasil, uma das maiores iniciativas de inclusão produtiva do país, anuncia a abertura de 15 mil novas vagas gratuitas para o...

Netanyahu ordena ataques militares “imediatos e poderosos” em Gaza

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenou nesta terça-feira (28) que o Exército israelense realizasse ataques “imediatos e poderosos” em Gaza. “Ao concluir as consultas de segurança,...