Uso de armas pela polícia deve ser mais rigoroso? Assista a “O Grande Debate”

O comentarista da CNN Caio Coppolla e o advogado Vitor Marques discutiram, nesta sexta-feira (20), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se deve haver um rigor maior no uso de armas pela polícia brasileira.

De acordo com apuração da CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prepara um decreto para limitar o uso de armas de fogo pelas polícias, em meio a uma escalada de casos de violência pelas forças de segurança no país.

O texto, que está hoje na Casa Civil, busca regulamentar o uso da força para que sejam priorizados métodos não letais e estabelece regras para as abordagens.

Lula deve se reunir com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para discutir os detalhes do texto, que deve ser divulgado em janeiro de 2025.

Para Coppolla, as armas são necessárias para que as forças de segurança consigam “enfrentar a realidade”.

“Falar em escalada da violência policial ignora a escalada da violência geral”, disse Coppolla. “A realidade é que o grande problema da segurança pública no Brasil não são os excessos da polícia, são os excessos do crime organizado”, prossegue.

Já para Marques, é preciso fugir de um “falso dilema” de que a garantir a segurança pública significa permitir que abusos aconteçam.

“Está correto que um policial, em um dia de folga, dê dez tiros em um alguém porque ele pegou um item de sobrevivência no mercado?”, questiona Marques. “O que nós estamos assistindo nos últimos dias é uma escalada”, finaliza.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Uso de armas pela polícia deve ser mais rigoroso? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.

Gordura no fígado: sintomas e como é feito o tratamento da condição

Cada vez mais comum entre os brasileiros, a esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, é uma condição muitas vezes silenciosa, mas que...

Obesidade: cientistas identificam cinco novos genes ligados à doença

Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Eberly, da Pennsylvania State University (Penn State), identificou cinco novos genes ligados à obesidade. O trabalho...

Padre Fábio de Melo revela luta contra doença rara e perda da audição

O padre Fábio de Melo revelou que convive há seis anos com uma condição rara que o impede de consumir açúcar. Trata-se da Doença...