USP leva monitorias de matemática para escolas públicas em 2025

Alunos da rede pública de São Paulo poderão contar com monitorias de física, matemática, tecnologia e robótica com estudantes da USP (Universidade de São Paulo) em 2025.

Trata-se do projeto Monitoria de Física, Matemática e Disciplinas Tecnológicas para Estudantes do Ensino Médio das Escolas Públicas da Grande São Paulo.

As inscrições estão abertas até o dia 11 de dezembro.

Os graduandos do Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística e Escola Politécnica vão oferecer monitorias e plantões de dúvidas uma vez por semana em escolas estaduais. O objetivo é ajudar alunos do ensino médio na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Provão Paulista.

Também existe a expectativa de que o projeto desperte o interesse dos alunos do ensino médio para o aprendizado em matemática, física e tecnologia.

Recentemente, o Pisa revelou que os estudantes brasileiros se sentem ansiosos com matemática, o que prejudica o aprendizado com a disciplina. Além disso, o Brasil ficou abaixo da média em ranking global de matemática, com resultados piores do que o Irã, África do Sul e Malásia.

Como vai funcionar?

O projeto será realizado durante o primeiro semestre de 2025, de 3 de fevereiro a 30 de junho. Cada monitor vai atuar na mesma escola uma vez por semana. Serão duas turmas no mesmo dia e cada aula dura uma hora.

Para participar, as escolas devem preencher o formulário demonstrando interesse até o dia 11 de dezembro.

49% dos brasileiros acreditam que educação reduz desigualdades sociais

Este conteúdo foi originalmente publicado em USP leva monitorias de matemática para escolas públicas em 2025 no site CNN Brasil.

Relatório PNUD 2025 apresenta impactos da IA no desenvolvimento humano

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lança, na madrugada desta terça-feira (6), o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2025. O evento...

Brasileirão: Com Bragantino favorito, veja chances de título após 7ª rodada

A sétima rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim na noite desta segunda-feira (5). O Red Bull Bragantino recebeu o Mirassol e venceu por...

O Grande Debate: fala de Jerônimo contra bolsonaristas afeta esquerda?

O comentarista Caio Coppolla e o advogado e professor de direito constitucional Alessandro Soares discutiram, nesta segunda-feira (5), em O Grande Debate (de segunda...