Virginia: entenda os riscos de dar colágeno em pó para crianças

No último sábado (30), a influenciadora Virginia Fonseca gerou polêmica ao dar suplemento alimentar de colágeno para as filhas, Maria Flor e Maria Alice, de 2 e 3 anos de idade respectivamente. Ela usou as redes sociais para mostrar a situação aos seguidores.

A publicação chamou atenção porque a suplementação de colágeno é contraindicada para crianças. Inclusive, a própria marca da influenciadora, WPink, contraindica o consumo do produto por menores de 19 anos (veja a imagem abaixo). Em outubro deste ano, a influenciadora já havia gerado polêmica ao contar que oferece colágeno em pó para as filhar tomarem.


Site da WPink, marca de suplementos da Virginia Fonseca, contraindica o consumo de colágeno por crianças • WPink/Reprodução

Segundo Tania Mara Perini, especialista em nutrologia pediátrica e docente dos cursos de pós-graduação da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o colágeno é um nutracêutico que atua como adjuvante na prevenção e tratamento de doenças crônicas, especialmente a osteoartrose.

“Tais doenças são comuns no envelhecimento. Na infância, só devem ser utilizados com prescrição médica ou de nutricionista, de acordo com a avaliação rigorosa da saúde infantil e em casos de exceção, como em pacientes que não ingerem adequadamente proteínas na alimentação e possuem, além disso, alergia alimentar às proteínas do soro do leite”, afirma à CNN.

De acordo com a nutróloga, todas as pessoas, principalmente as crianças, têm um limite de ingestão segura de proteína, devido à tolerância renal. Isto é, o consumo em excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins, levando à problemas renais.

“Como se trata de uma proteína, qualquer ingesta acima da capacidade de tolerância renal pode ser maléfica e necessita de ser calculada”, reitera Perini.

Esse cálculo é feito multiplicando  0,8 a 1,2 gramas por quilo de peso corporal no caso dos adultos. Já para crianças, esse valor é de, no máximo, 1 grama por quilo de peso corporal.

Para que serve colágeno e quando é indicado?

colágeno é uma proteína essencial para a estrutura dos tecidos do corpo, como pele, tendões, ligamentos, ossos e articulações. Além de proporcionar firmeza e elasticidade à pele, ele contribui para a saúde das articulações, ajudando a prevenir dores e condições como a osteoporose.

Contudo, sua produção natural diminui com o envelhecimento, levando a sinais como rugas, flacidez e desconforto articular. Por isso, sua suplementação pode ser indicada a partir dos 30 anos.

Além disso, é possível obter colágeno através da alimentação, apostando em frutas ricas em vitamina C, legumes fontes de vitamina A, gorduras saudáveis (azeite de oliva, amêndoas e avelãs, por exemplo), caldo de ossos e gelatina, carnes e derivados, leguminosas e grãos.

*Com informações de Priscilla Carvalho

Benefícios para cabelo e pele? Mitos e verdades sobre colágeno

Este conteúdo foi originalmente publicado em Virginia: entenda os riscos de dar colágeno em pó para crianças no site CNN Brasil.

Governo fixa preço mínimo em R$ 5 mil para proteger agricultor familiar

O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou novos preços de garantia do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), mecanismo que funciona...

“Personagens não foram criados para agradar”, diz atriz de Tremembé

No último trimestre de 2025, uma produção do gênero true crime gerou repercussão em todo o Brasil: Tremembé. A série de cinco episódios retrata...

Volkswagen vai continuar em estratégia de corte de custos

O presidente-executivo da Volkswagen, Oliver Blume, afirmou nesta quinta-feira (18) que a companhia continuará com corte de custos enquanto busca manter-se competitiva em meio...