Virginia: entenda os riscos de dar colágeno em pó para crianças

No último sábado (30), a influenciadora Virginia Fonseca gerou polêmica ao dar suplemento alimentar de colágeno para as filhas, Maria Flor e Maria Alice, de 2 e 3 anos de idade respectivamente. Ela usou as redes sociais para mostrar a situação aos seguidores.

A publicação chamou atenção porque a suplementação de colágeno é contraindicada para crianças. Inclusive, a própria marca da influenciadora, WPink, contraindica o consumo do produto por menores de 19 anos (veja a imagem abaixo). Em outubro deste ano, a influenciadora já havia gerado polêmica ao contar que oferece colágeno em pó para as filhar tomarem.


Site da WPink, marca de suplementos da Virginia Fonseca, contraindica o consumo de colágeno por crianças • WPink/Reprodução

Segundo Tania Mara Perini, especialista em nutrologia pediátrica e docente dos cursos de pós-graduação da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o colágeno é um nutracêutico que atua como adjuvante na prevenção e tratamento de doenças crônicas, especialmente a osteoartrose.

“Tais doenças são comuns no envelhecimento. Na infância, só devem ser utilizados com prescrição médica ou de nutricionista, de acordo com a avaliação rigorosa da saúde infantil e em casos de exceção, como em pacientes que não ingerem adequadamente proteínas na alimentação e possuem, além disso, alergia alimentar às proteínas do soro do leite”, afirma à CNN.

De acordo com a nutróloga, todas as pessoas, principalmente as crianças, têm um limite de ingestão segura de proteína, devido à tolerância renal. Isto é, o consumo em excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins, levando à problemas renais.

“Como se trata de uma proteína, qualquer ingesta acima da capacidade de tolerância renal pode ser maléfica e necessita de ser calculada”, reitera Perini.

Esse cálculo é feito multiplicando  0,8 a 1,2 gramas por quilo de peso corporal no caso dos adultos. Já para crianças, esse valor é de, no máximo, 1 grama por quilo de peso corporal.

Para que serve colágeno e quando é indicado?

colágeno é uma proteína essencial para a estrutura dos tecidos do corpo, como pele, tendões, ligamentos, ossos e articulações. Além de proporcionar firmeza e elasticidade à pele, ele contribui para a saúde das articulações, ajudando a prevenir dores e condições como a osteoporose.

Contudo, sua produção natural diminui com o envelhecimento, levando a sinais como rugas, flacidez e desconforto articular. Por isso, sua suplementação pode ser indicada a partir dos 30 anos.

Além disso, é possível obter colágeno através da alimentação, apostando em frutas ricas em vitamina C, legumes fontes de vitamina A, gorduras saudáveis (azeite de oliva, amêndoas e avelãs, por exemplo), caldo de ossos e gelatina, carnes e derivados, leguminosas e grãos.

*Com informações de Priscilla Carvalho

Benefícios para cabelo e pele? Mitos e verdades sobre colágeno

Este conteúdo foi originalmente publicado em Virginia: entenda os riscos de dar colágeno em pó para crianças no site CNN Brasil.

Convocado, Lewandowski deve ser ouvido em comissão da Câmara nesta terça

O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, é esperado nesta terça-feira (4) em audiência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos...

Senado deve instalar CPI do Crime Organizado nesta terça-feira (4)

O Senado deve instalar nesta terça-feira (4) a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o Crime Organizado. A primeira reunião do colegiado está...

Superlua poderá ser vista no Brasil nesta quarta (5); saiba o horário

*]:pointer-events-auto supports-: scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="670da319-dd37-4ee1-9912-eda45a0ce523" data-testid="conversation-turn-14" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> O mês de novembro traz ao Brasil um espetáculo astronômico especial: a segunda superlua do...