Voos de deportação dos EUA trazem centenas de migrantes de volta à Guatemala

Cerca de cem imigrantes chegaram à Cidade da Guatemala, capital do país, na sexta-feira (27) no mais recente de cinco voos de deportação de 2024 enviados pelos Estados Unidos, disseram as autoridades.

Os deportados, em sua maioria guatemaltecos, chegaram de cidades dos EUA, como El Paso, no Texas, e foram registrados em um centro de retorno antes de serem liberados.

Mais de 70.500 guatemaltecos foram devolvidos ao país entre janeiro de 2024 e quinta-feira (26), de acordo com o subsecretário do Instituto de Migração da Guatemala, Elmer José Pinzón.

A Reuters noticiou com exclusividade na quinta-feira que a Guatemala está aberta a receber cidadãos de outros países da América Central que sejam deportados dos Estados Unidos, segundo três fontes familiarizadas com o assunto. Isso sinaliza que o governo de centro-esquerda do presidente Bernardo Arévalo deseja iniciar boas relações com Trump, que será empossado em 20 de janeiro de 2025.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Voos de deportação dos EUA trazem centenas de migrantes de volta à Guatemala no site CNN Brasil.

Lima Duarte relembra primeiro beijo das novelas brasileiras: “Foi uma luta”

Um dos principais nomes da dramaturgia brasileira, Lima Duarte relembrou o primeiro beijo das novelas brasileiras em um vídeo publicado em suas redes sociais,...

Taxa de juros no empréstimo pessoal cai em maio; compare bancos

Escolher a melhor taxa de juros ao mês é fundamental ao contratar um empréstimo pessoal ou utilizar o cheque especial. Neste mês de maio,...

Quem é Guilherme Rocha, filho de Latino que sofreu acusações do cantor

Nesta terça-feira (20), o cantor Latino, 56, revelou um problema familiar que tem enfrentado nos últimos anos. Ele afirmou que o filho, Guilherme Rocha,...