YouTube retira do ar parte de conteúdo falso sobre saúde de Lula

O YouTube retirou do ar publicações consideradas falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A medida acontece depois da Advocacia-Geral da União (AGU) enviar uma notificação extrajudicial à plataforma na sexta-feira (13) pedindo que 12 vídeos fossem excluídos em 24 horas úteis.

Segundo o Planalto, a maior parte dos conteúdos — sete das 12 publicações — já haviam sido retirados do ar nesta segunda-feira (16).

 

Trata-se, portanto, de desinformação, pois expõe manifestação sobre fatos que não condizem com a
realidade, cujo propósito é o de enganar o público sobre a real condição de saúde do Presidente da República. Além
de enganosas e fraudulentas, as postagens configuram-se como ato antijurídico, uma vez que violam o direito à
informação


Advocacia-Geral da União

A AGU também argumenta que as publicações infringem os termos de uso do Youtube, que prevê que postagens incompatíveis com a legislação ou que possam causar prejuízos a terceiros sejam excluídas.

Estado de saúde do presidente

O presidente Lula passou por um procedimento médico na última terça-feira (10), conhecido como craniotomia para drenagem de hematoma. A intervenção acontece após o chefe do Executivo sofrer um acidente doméstico em outubro deste ano.

Na manhã de quinta-feira (12), Lula foi submetido a um novo procedimento para bloquear o sangramento. O chefe do Executivo recebeu alta no último domingo (15).

Segundo o Dr. Roberto Kalil Filho, o médico pessoal do presidente e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, Lula deverá ficar em São Paulo até a próxima quinta-feira (19).

Este conteúdo foi originalmente publicado em YouTube retira do ar parte de conteúdo falso sobre saúde de Lula no site CNN Brasil.

Ceilândia recebe 3ª edição do BSB Fight com lutas intensas e casa cheia

A temperatura subiu na noite dessa sexta-feira (12/12) em Ceilândia. A região administrativa recebeu a 3ª edição do BSB Fight, que transformou a Praça...

Após polêmica, Salah volta a ser opção do Liverpool contra o Brighton

Mohamed Salah deve voltar a figurar entre os relacionados do Liverpool para o confronto contra o Brighton, neste sábado (13/12), pela Premier League. A...

Exército é favorável à prisão domiciliar para o general Heleno

O comando do Exército brasileiro manifestou apoio à transferência do general Augusto Heleno para prisão domiciliar, após sua condenação pela Primeira Turma do STF...