Alcance e imediatismo: Prefeitura de SP vê alertas de chuvas como sucesso

O novo conjunto de alertas para chuvas na capital paulista é considerado pela Prefeitura um sucesso. É o que indica em entrevista à CNN o secretário de Segurança Urbana da cidade, Orlando Morando, que conduziu a operação durante os temporais de sexta-feira (24).

O plano preventivo para chuvas neste verão inclui aviso pela Prefeitura e pela Defesa Civil estadual — aquele que apitou nos celulares dos paulistanos. O alerta foi solicitado pela capital ao Palácio dos Bandeirantes.

Entre as inovações do sistema da Prefeitura, Morando destaca a estreia do alerta via WhatsApp — que complementa o aviso em SMS. Mais de dois milhões de avisos foram disparados para paulistanos por meio do aplicativo de mensagens, indica.

O secretário afirma que a notificação em WhatsApp levou alcance ao alarme, visto o compartilhamento de informações no aplicativo.

“Diferente do SMS, as pessoas, quando veem o WhatsApp, compartilham as mensagens. Foram enviadas 2 milhões de notificações, então com certeza chegou para o dobro de pessoas”, disse.

Ainda segundo Morando, apenas poucas horas antes das chuvas fortes o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (GCE) pôde prever a ameaça. Nestes casos, defende, o sistema se mostrou eficaz ao levar rapidamente a informação aos paulistanos.

“Com estes avisos, as pessoas podem evitar sair de casa, se aproximar de áreas de risco. É a prevenção que miramos na estratégia”, disse sobre o plano de chuvas, que está sob o guarda-chuva do vice-prefeito, Coronel Mello Araújo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alcance e imediatismo: Prefeitura de SP vê alertas de chuvas como sucesso no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Joaquim Huck surge com a namorada em rara aparição pública

Joaquim Huck, primogênito de Luciano Huck e Angélica, marcou presença no Festival Capital do Samba, realizado neste sábado, 17 de maio, na Marina da...

Rapper francês morre aos 31 anos, horas antes de show em Paris

Werenoi, nome artístico de Jérémy Bana Owona, faleceu aos 31 anos neste sábado, 17 de maio, após sofrer uma parada cardíaca horas antes de...

Moraes nega pedido de Bolsonaro e mantém audiências para segunda (19)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que as audiências...