Ana Furtado se posiciona sobre adiamento de exames de mamografia para 10 anos

A apresentadora Ana Furtado fez um vídeo nesta quarta-feira (22/1) se posicionando sobre um estudo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que recomenda exames de mamografia para mulheres a partir dos 50 anos. Atualmente, a orientação é que o exame seja feito em mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Veja as fotos

Reprodução: Instagram
Ana na reta final contra o câncer de mamaReprodução: Instagram
Reprodução: Instagram
Ana Furtado está com 51 anosReprodução: Instagram
Reprodução: Instagram
Ana Furtado na época em que estava fazendo quimioterapiaReprodução: Instagram

Para Ana, a proposta é “absurda e cruel”. No vídeo, a apresentadora, que está de férias e interrompeu o momento para se posicionar sobre a medida, conta que é necessário discordar da proposta por meio da Consulta Pública Nº 144: “Existe um risco real de que a gente tenha nossos pedidos de mamografia sendo negados e não autorizados pelos planos de saúde e pelos convênios caso a resolução da ANS não seja derrubada”, alertou.

Vale lembrar que Ana Furtado já passou por um tratamento contra um câncer de mama, descoberto em 2018. A apresentadora foi diagnosticada com a doença após identificar um nódulo durante um autoexame. A partir de então, ela iniciou um tratamento que incluiu cirurgia para remoção do tumor, sessões de quimioterapia e radioterapia.

Para minimizar a queda de cabelo provocada pela quimioterapia, Ana utilizou a crioterapia capilar, técnica que resfria o couro cabeludo. Em setembro de 2023, ela celebrou a conclusão do tratamento ao tomar a última dose de tamoxifeno, compartilhando o momento em suas redes sociais.

A medida da ANS vem sendo criticada por entidades médicas, já que contraria as recomendações. De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), cerca de 40% dos diagnósticos de câncer de mama no Brasil ocorrem abaixo dos 50 anos. Além disso, 22% das mortes também estão nessa faixa etária.

No vídeo, Ana ainda cita a época em que descobriu o câncer: “Eu tive câncer de mama aos 44 anos de idade. Eu só estou viva aqui fazendo esse alerta e pedido para vocês porque eu fiz mamografia de rastreio desde os meus 40 anos. Eu descobri um tumor inicial e me curei”, finalizou a apresentadora.

Segundo o Governo Federal, a Consulta Pública Nº 144 segue em andamento e os interessados no tema podem enviar contribuições por meio do formulário disponível no portal da ANS até esta sexta-feira (24/1).



Fonte: Portal LEODIAS

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...