A recente decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris pela segunda vez cria um desafio significativo para a COP 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que será sediada pelo Brasil em Belém, em novembro deste ano.
Segundo analista de Clima e Meio Ambiente da CNN, Pedro Côrtes, a saída dos EUA do acordo climático global impõe um obstáculo adicional para o Itamaraty e a diplomacia brasileira.
“É um desafio maior para a chancelaria brasileira conseguir que haja uma participação significativa de chefes de Estados para, vamos dizer assim, anular essa ausência do Trump da convenção do clima”, afirmou o analista.
Impactos da decisão de Trump
O especialista ressaltou que o argumento utilizado por Trump para justificar a saída do acordo é contraditório.
“O argumento que ele usou é bastante interessante na medida em que ele fala, olha, a China é um grande poluidor e essa poluição, essas emissões, elas não ficam restritas à China”, explicou Côrtes.
No entanto, o analista enfatizou que é justamente por essa razão que existe o Acordo de Paris: para que todos os países, voluntariamente, indiquem suas metas de redução de emissões.
Desafios para a COP 30
Com a ausência confirmada dos Estados Unidos na COP 30, Côrtes aponta que o Brasil enfrentará um desafio ainda maior para garantir a presença de líderes mundiais no evento.
“Há uma dúvida sobre se a China vai se fazer representar, se Xi Jinping viria ao Brasil. Eu até acredito que isso poderá acontecer até como um contraponto à ausência do Trump, mas isso dependerá de um esforço ainda maior do governo brasileiro e do Itamaraty”, ponderou.
O especialista também comentou sobre as políticas ambientais de Trump, que incluem o estímulo à produção de combustíveis fósseis e a redução de apoios à indústria de energia renovável.
“Trump já deixou isso muito claro na campanha, não existe a questão da mudança climática, isso para ele é fake news”, alertou Côrtes, ressaltando a postura do ex-presidente americano em relação às mudanças climáticas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Saída dos EUA do Acordo de Paris é desafio para a COP30 no site CNN Brasil.