Após 12 horas, Venezuela reabre fronteira e paralisa exercício militar

A fronteira do Brasil com a Venezuela, em Pacaraima-RR, foi reaberta às 19h desta quarta-feira (22). Pela manhã a passagem havia sido fechada para realização de um exercício militar por parte do país vizinho.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que a decisão de fechar a fronteira foi “unilateral das autoridades venezuelanas”. E que o treinamento deve durar até esta quinta-feira (23). Não há informações se o fechamento será realizado novamente.

“Os brasileiros que tenham necessidade de cruzar para o lado venezuelano devem, por medida de segurança, abster-se de fazê-lo”, disse o comunicado do Itamaraty.

A operação “Escudo Bolivariano 2025” envolve diversas tropas e incluem blindados. É a segunda vez que a fronteira é fechada desde a posse de Nicolás Maduro, no dia 10 de janeiro.

Na internet circulam imagens de viaturas venezuelanas aparentemente cruzando a divisa, entrando em solo brasileiro e retornando logo em seguida.

A CNN entrou em contato com o Exército para confirmar a informação e entender por que isso ocorreu. O caso foi encaminhado para o Ministério da Defesa, que até o momento não deu retorno.

O exercício militar ocorre em um momento de alta tensão política na Venezuela, após a posse de Maduro para mais um mandato presidencial.

A região é monitorada pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron).

“A PMRR segue monitorando a área fronteiriça e quaisquer atualizações sobre a situação serão informadas oportunamente”, afirmou a Polícia Militar de Roraima.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após 12 horas, Venezuela reabre fronteira e paralisa exercício militar no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Aryna Sabalenka e Iga Swiatek farão a final do Australian Open

Está definida a final do Australian Open de 2025! No começo desta quinta-feira (23), a bielorrussa Aryna Sabalenka e a americana Madison Keys venceram...

Entenda como carne contaminada pelas enchentes do RS era vendida no RJ

A Delegacia do Consumidor (Decon) da Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou um dos frigoríficos que comprava carne imprópria para consumo de uma...

Em pleno verão, Agreste pernambucano tem chuva de granizo

Em pleno verão, moradores dos municípios de Brejo da Madre de Deus e Pedra, no Agreste de Pernambuco, foram surpreendidos com uma chuva de...